Legado Puritano

Quando a Piedade Tinha o Poder

Áudios

A Garantia de Nossa Vocação e Eleição - Parte 3
Data: 06/02/2025
Créditos:
Texto: Christopher Love
Voz: Silvio Dutra

A Garantia de Nossa Vocação e Eleição - Parte 3

Por Christopher Love

“Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” (2 Pe 1.10)

Terminada a primeira parte da descoberta, em relação ao método que Deus leva com aqueles a quem ele eficazmente chama. Passo agora para a segunda forma de descoberta, ou seja, por aquelas características que acompanham uma alma que é efetivamente chamada, ou seja, por quais evidências em nosso comportamento podemos ter a certeza de que somos de fato eleitos.

Primeiro, um homem eficazmente chamado por Cristo, ama sem dúvida a Palavra de Deus e o Ministro que pregou aquela Palavra que Deus usou como instrumento de sua chamada. Primeiro, eu digo, ele vai amar a palavra, João 8.47. Aquele que é de Deus (isto é, aquele que é chamado por Deus) ouve a Palavra de Deus, portanto a pesoa que não é de Deus não ouve a sua Palavra. Portanto, 1 João 4. 5, 6. Quem é de Deus nos ouve, quem não é de Deus não nos ouve. E, portanto, Davi, quando ele iria evidenciar uma obra de Deus em seu coração, Salmos 119.14. Tua Palavra, diz ele, é uma grande riqueza para mim. E como se ele não valorizasse riquezas comparativamente ​​à Palavra, verso 72. Amo a tua Palavra mais do que milhares de ouro e prata.

Amado, se você é convertido e chamado por Jesus Cristo, você amará a Palavra de Deus, que foi um instrumento do seu Chamado. Portanto todos vocês que rejeitam o Evangelho, que não suportam que a palavra venha com poder sobre suas consciências; todos vocês que estão cansados ​​das ordenanças e não encontram mais sabor em uma ordenança de Deus, então (como disse Jó) não há gosto em uma clara de ovo; este é um argumento de que você ainda não foi chamado.

2. Mas, o que é chamado, ele não ama apenas a Palavra, mas também o ministro que, pregando a Palavra, foi instrumento de sua conversão. E, portanto, é observável, o que alguns teólogos observam, que de todos os homens sobre os quais lemos nas Escrituras, nenhum homem amou a Paulo tão bem quanto Timóteo: Pois não tenho homem com a mesma opinião, diz Paulo, Fp 2.22. Nenhum homem que se importou tanto com ele, e com a Igreja de Deus, como ele; Pois, diz Paulo, como um filho com seu pai ele me serviu. E qual é o motivo? Por que, Paulo foi o instrumento da conversão de Timóteo, e Timóteo sendo um Ministro, e chegando a um grande momento na graça, ele pensava que de todos os argumentos no mundo, isso deveria induzi-lo a amar Paulo, porque Paulo foi o Ministro que o converteu: por isso ele o chama (1 Tim 1.2.) de seu amado filho na fé. E, portanto, quando o apóstolo atrairia o amor dos coríntios para si mesmo, e os ministros de Cristo que eram o meio de sua vocação, ele insistia neste fundamento, que eles foram os meios que os geraram a Cristo Jesus, 1 Cor 4.1, 15, 16. Que os homens nos considerem, como ministros de Cristo, e como mordomos dos mistérios de Deus. Por que os homens deveriam considerá-los tanto? Pois (verso 15), embora você tenha dez mil Instrutores, ainda não tem muitos pais; pois em Cristo Jesus eu gerei você por meio do Evangelho. Nisto eles teriam seu amor por ele, porque ele foi o primeiro instrumento que os converteu.

3. Se Deus o chamou de maneira eficaz, ele, por seu Espírito, tirará você de um estado de ignorância e escuridão e lhe dará alguma medida de conhecimento, para se familiarizar tanto com os mistérios de Deus e de Cristo, quanto com a pecaminosidade de vocês mais do que nunca. Isso o apóstolo Pedro sugere, 1 Ped 2.9. Você é uma geração escolhida, um sacerdócio real, um povo peculiar, para que possa exibir o louvor daquele, que lhe chamou das trevas para sua luz maravilhosa: isto é, da ignorância para uma grande medida de conhecimento espiritual. E por isto é chamada de luz maravilhosa.

Deus quando ele te chama, é uma luz maravilhosa, porque é tão contrária à condição em que você estava antes da sua chamada. Is 30.26, Atos 26.18. Ele enviou sua Palavra para chamá-lo das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus.

4. É uma luz maravilhosa, porque ninguém, a não ser o Mediador, poderia obtê-la, Is 42.6, 7. Dar-te-ei como luz aos gentios.

5. É uma luz maravilhosa, porque uma luz que brilha nas trevas, 2 Cor 4.6. Deus que ordenou que a luz brilhasse nas trevas.

6. É uma luz maravilhosa porque tem mais força do que qualquer outra luz: é chamada de luz da vida, João 8.12.

Agora, esta chamada das trevas para a luz tem dois ramos:

1. Um homem terá mais Luz, para ter mais conhecimento e mais clareza nos mistérios de Jesus Cristo: E,

2. mais luz para conhecer a pecaminosidade de si mesmo.

Primeiro, ele terá mais Luz para conhecer os mistérios de Jesus Cristo: E é por isso que Paulo nos diz em Gal 1.16. Agradou a Deus que me chamasse por sua graça e revelasse seu Filho em mim; implicando que onde Deus, por sua graça, chama um pecador, ele revela seu Filho a ele. Portanto, amados, se Jesus Cristo não foi dado a conhecer às vossas almas, se não tendes medida competente do conhecimento de Cristo; você pode estar sob a convicção de que ainda não foi chamado por Jesus Cristo. Além disso, ele não apenas o chama para esta Luz, para manifestar Jesus Cristo a você de alguma forma obscura; mas você terá uma luz clara: 2 Cor 4.6. Porque Deus que mandou a luz brilhar das trevas, brilhou em nossos corações (não em uma luz fraca, mas brilhante) para nos dar a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo: isto é, você tem uma luz mais clara para conhecer a Deus na face de Cristo; você não pode conhecer a Deus em si mesmo, mas na pessoa de Cristo você terá luz para conhecê-lo. Este, portanto, é o primeiro ramo, que Deus colocará uma luz em sua alma, por meio da qual você terá um conhecimento claro das coisas que pertencem a Jesus Cristo.

Ainda, em segundo lugar, isto não somente revelará Cristo a ti; mas essa luz também revelará a ti mesmo a ti, a pecaminosidade de ti mesmo. É observável de Paulo, que antes de seu chamado, ele era irrepreensível segundo a lei; ele se considerava um homem sem defeito; mas quando a palavra o chamou então ele grita, Eu vejo o pecado ser superior à pecaminosidade: então ele viu o pecado ser pecaminoso excessivamente, e ele sentiu-se ser um vil e miserável homem. E portanto, amados, qualquer um de vocês que não tem esta luz maravilhosa em suas almas, nem para conhecer a Deus, nem para conhecer Jesus Cristo, nem os assuntos que pertencem a Ele, nem para saber a pecaminosidade de seu próprio coração; levá-lo a Deus, você não está eficazmente chamado: ou estas passagens das Escrituras devem ser lançadas fora, ou então sua chamada não deve ser real e, portanto, preste atenção: eu gostaria de fazer meu Ministério procurando, que os hipócritas não possam estar à espreita sob ele. Vocês seriam melhores cristãos se conhecessem melhor toda aquela enfermidade e toda aquela miséria de coração que há em vocês; e portanto (eu lhe imploro) olhe ao seu redor: Embora eu não queira que nenhum homem piedoso se desanime por isso que é falado; mas que vocês que ainda não foram chamados, tenham seus corações um pouco confusos com o que é e será dito.

3. Um homem efetivamente chamado é expulso de si mesmo e se apega a Jesus Cristo e se fecha com ele, com mais complacência e contentamento do que jamais poderia fazer em toda a sua vida anterior.Lemos em  João 6.45: Aquele que ouviu e aprendeu do pai, virá a mim; Ele não diz, todos os que ouvem do pai: muitos homens ouvem a palavra, mas nunca se aproximam de Cristo; mas todos os que ouviram e pelo ouvir aprenderam, e são chamados, vinde a mim e fechai-vos comigo, e apegai-vos a mim, e alegrai-vos em mim. Amado, há muitos que ouvem a palavra, mas nunca saem de si mesmos e nunca se fecham com Cristo: sim, mas todos os que ouvem e aprendem, que ouvem e são chamados pelo ouvir, todos vêm a Jesus Cristo. Portanto todos vocês, que ouvindo, não podem encontrar seus corações no amor de Cristo, não podem encontrar seus corações para se fecharem com Cristo e crer em Cristo; você tem um motivo justo para suspeitar de sua chamada, de que sua chamada não é eficaz. 1 Cor 1.24. O apóstolo lhe diz que houve outros homens que consideraram a loucura de Cristo; mas para vocês que são chamados, Cristo é o poder e sabedoria de Deus: isto é, você reconhece, e você concebe a Jesus Cristo, que ele tem tanto poder quanto Deus nele, e tanta sabedoria quanto Deus nele; e você fecha com Cristo para esse fim, quando outros homens pensam que Cristo é tolo, e Cristo é fraco: homens não chamados, eles têm pensamentos baixos de Cristo: mas para vocês que são chamados, Cristo é o poder e sabedoria de Deus: vocês terão pensamentos elevados em Jesus Cristo se vocês forem efetivamente chamados.

4. Aquele homem que é efetivamente chamado, ele será capaz pelo espírito de Cristo de invocar a Deus, 1 Cor 1.2. A todos em Corinto chamados para ser santos, com todos os que invocam o nome do Senhor. Aí o apóstolo junta chamados a ser santos, com esta frase, a invocar a Deus: a mostrar que todo aquele que é eficazmente chamado a ser santo, o homem será incapaz, senão pelo Espírito de Jesus, de invocar a Deus. Salmo 27.8. Quando disseste: Procura o meu rosto; meu coração disse a ti, teu rosto Senhor procuro. Portanto, leiam Atos 9.11, quando Ananias duvidou se Paulo foi verdadeiramente chamado ou não, e Jesus Cristo convenceria Ananias de que ele foi verdadeiramente chamado: que meios ele usa? versículo 11. não o suspeites, mas levanta-te, diz Cristo, e vai ter com ele à rua, chamada Direita, e pergunta na casa de Judas por um certo Saulo de Tarso, porque eis que ele ora. Se ele não fosse chamado, ele nunca iria a Deus de forma tão cordial, e humilharia sua alma diante de Deus pelas suas falhas passadas: e imploraria forças para o tempo que viria, e trabalharia para ter sua paz feita consigo. Vá até ele, pois eis que ele ora: e, portanto, todos vocês que não têm espírito em qualquer medida para invocar a Deus, e para derramar seus pedidos em uma oração solene; você tem justa causa de suspeitar do seu Chamado.

5. Se você for chamado eficazmente, Deus operou em suas almas, uma aversão total a todos os males que na primeira parte de suas vidas, antes de seu chamado, você cometeu e era culpado. Os 14.8. Efraim dirá: O que mais tenho eu a ver com os ídolos? A interrogação importa uma veemente aversão a eles e indignação contra eles. 2 Cor 7.11. o Apóstolo fala lá de arrependimento (o mesmo com a vocação) quando os homens passam a ter a obra da graça em seus corações: e este é um ramo dela: que a tristeza segundo Deus causa temor e causa indignação: isto é, se alguém é um homem arrependido e um homem convertido: esta conversão causará indignação; isto é, ele ficará até louco consigo mesmo, e com raiva de si mesmo, por ser assim um vil desgraçado antes da conversão, como sempre foi. Assim era Paulo, ele fala com indignação contra os pecados dos quais era culpado antes de seu chamado. Fui um perseguidor, prendi os santos: Não, disse ele, até fiquei louco contra a Igreja. Amado, você considerará loucura os seus pecados, e os considerará muito agravados, que foram cometidos antes que Deus o chamasse. E, portanto, os que não têm pensamentos de aversão contra engano passado, e bebedeira passada, e todos os males passados: suspeitem de sua vocação. Pois se Deus o chamou, ele vai fazer você ficar até mesmo com raiva de si mesmo, por que você sempre foi tão vil como tem sido.

Você está indignado com suas perseguições e males passados? Se não, creia que, apesar de você ir longe, eu temo que você pode estar longe do céu: a sua vocação não é real, se você não tiver indignação contra seus antigos pecados cometidos. E, portanto, ó que palavra triste é isso para todos pecadores insensíveis! Que são homens que nunca tiveram seus corações tocados pelo remorso por qualquer mal: Que palavra triste é esta para você que tem estado bêbado semana após semana; e blasfemado dia após dia. Viveu hora após hora, e foi impuro vez após vez: e ainda assim, todos esses males nunca tocaram o seu coração? Na verdade, você tem causa para o medo, que Deus não tem ainda o chamado eficazmente por Jesus Cristo.

6. O homem que é eficazmente chamado, o seu espírito é trazido para um quadro de obediência, para produzir obediência aos mandamentos de Jesus Cristo: se Deus chamá-lo pelo seu Espírito, ele não vai deixá-lo para as exorbitâncias de seus próprios caminhos e vontade, mas ele o levará a uma obediência de coração a todos os seus comandos. Rom 15.6., o apóstolo não recebeu somente graça pela obediência; mas o mesmo estava entre eles também: Você recebe graça pela obediência da fé. De maneira que agora, se você é chamado por Jesus Cristo, o Senhor tem esta obra sobre você, ele o conduz à obediência da fé; isto é, ele opera em suas almas uma estrutura para obedecer a todos os mandamentos de Jesus Cristo: e, ainda,

7. Um homem efetivamente chamado por Jesus Cristo, ele será mal falado e reprovado pelos homens do mundo: João 15.19. Se você fosse do mundo, o mundo amaria os seus; mas porque você não é do mundo, mas eu escolhi você do mundo, portanto o mundo odeia você. Eu não digo neste concomitante, que todo homem que é reprovado e mal falado é um homem chamado; mas eu digo: um homem que é verdadeiramente chamado, será mal falado pelos homens ímpios. Agora, a maledicência, ou as reprovações dos homens ímpios, é uma promessa de sua vocação eficaz, se você aceitar as seguintes qualificações:

Primeiro, se eles falarem de você de maneira errada apenas porque você é piedoso, e lhe odiarem por causa de sua santidade, então é um argumento, como disse Jesus Cristo: Porque eu te chamei do mundo, por isso o mundo te odeia.

Em segundo lugar, se eles o maldizem quando você não dá qualquer ocasião de ofensa: Se você pode dizer com Davi, Sl 59. Eles falam mal de mim, mas não é por minha maldade, nem por meus pecados. Se eles o maldizem sem qualquer fundamento, então é um argumento provável de sua Chamada Eficaz.

8. Um homem eficazmente chamado, ele se esforça para andar dignamente de seu chamado: 2 Tes 2.13, 14. Então, 1 Tes 4.1. Ande dignamente da vocação com a qual você foi chamado. Agora isso é verdade, que a todos aqueles a quem Deus tem eficazmente chamado, ele faz tomar esses métodos antes falado; E ele trabalha esses Concomitantes agora aos chamados?

Como estamos usando muito a palavra concomitante, como sendo evidências de nossa chamada e eleição, então estamos passando adiante uma definição desta palavra concomitante, cujo significado é: aquilo que acontece ao mesmo tempo que outra coisa; ou seja, o que a acompanha. Assim é o que existe ao mesmo tempo com outras coisas. No nosso, caso, aquilo que acompanha simultaneamente a nossa chamada.

Então:

1. Por meio de Aplicação: Isso deveria ser uma surpresa para todos aqueles que nunca tiveram aqueles Métodos de Deus em suas almas; que nunca tiveram esses efeitos dentro deles para acompanhar seu Chamado. Ó (Amado), eu gostaria de poder fixar o cravinho do Terror profundamente em seus corações, que nunca tiveram nada disso forjado em suas almas; que nunca amaram a Palavra, nem os ministros dela; que nunca foram trazidos por Deus de um estado de ignorância para um estado de conhecimento; que nunca fecharam efetivamente com Jesus Cristo; que nunca tiveram indignação contra os males que fizeram antes da Conversão; que nunca tiveram seus corações conduzidos a uma estrutura obediencial, para tomarem a impressão de qualquer ordem de que Deus deveria estender sobre eles. Quão tristemente essa consideração deve repousar em seus corações?

2. Você é efetivamente chamado? Trabalhe para se parecer com Aquele que chamou você em sua conduta. Esta Aplicação que o Apóstolo faz desta Doutrina, 1 Ped 1.15. Como o que o chamou é santo, seja você também santo: se assemelhem àquele que lhes chamou na santidade. Uma excelente frase que você tem, 1 Pe 2.9. Mostrai (diz o Apóstolo) os louvores daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. A palavra é mais completa no grego; Mostre, ou manifeste (não os louvores, como lemos, mas) as virtudes ou as graças daquele que te chamou. Se Deus te chamou, e Cristo te chamou, você deveria mostrar as graças de Cristo em sua conduta; isto é, viva como Cristo viveu e ande como Cristo andou. Se você disser que tem comunhão com Cristo, você também deve andar como ele andou, 1 Jo 1.6.

3. Não faça nada que possa de alguma forma manchar esta sua sagrada vocação; isso o apóstolo pressiona, 2 Tes 1.11. Oramos sempre por você, para que nosso Deus o considere digno deste chamado. Então, Ef 4.1. Eu, como prisioneiro do Senhor Jesus, suplico-te que andes dignamente da vocação com que és chamado.

Amado, se você for chamado, preste atenção a qualquer maneira de manchar sua Chamada: Todos os escândalos e falhas que você comete, coloca um ponto sobre essa sua sagrada chamada: O apóstolo cita isso em Gal 5.8. Esta persuasão, diz Paulo, não vem daquele que te chamou. Como se ele devesse dizer; muitos homens vendo os gálatas se tornarem apóstatas, eles podem culpar a religião, e culpar Deus que os chamou; mas diz o apóstolo, não os culpe; pois esta persuasão de suas falhas, não vem daquele que os chamou: sua vocação não é falsa, mas suas corrupções estão em falta. Portanto, é uma acusação injusta, porque alguns homens falham em culpar a Deus e culpar a profissão e a religião por isso.

4. Se Deus o chamou eficazmente, e você pode evidenciar isso para sua própria alma após a descoberta antes ouvida; minha última aplicação é esta, que você viva em exaltação e magnificação da graça de Deus em seu chamado: você é chamado, diz o Apóstolo, de acordo com o propósito de sua graça; não de acordo com suas próprias obras. Ó viva, viva magnificando aquela graça que te chamou.

1. A consideração de como e para o que você é chamado, deve aumentar muito a sua magnificação da graça de Deus.

Você foi chamado de um curso de pecado para um curso de santidade: Antes de seu chamado, vocês eram do Diabo, e faziam sua obra à vontade; o Diabo (na linguagem de Pauls para Timóteo) deixou você cativo à sua vontade; mas quando Deus o chama, ele o tira do seu domínio e do domínio do pecado; e o leva a um curso de santidade, 1 Tes 4.7. Você foi chamado, não para a impureza, mas para a santidade, 2 Ped 1.3.

Deus te chama da escravidão para a liberdade. Agora, Jesus Cristo, se ele te chamou, ele te chamou para a liberdade. Gal 5.13. Você é chamado para a liberdade, apenas não use a liberdade como um manto para a maldade. Antes de ligar, 2 Tim 2.25. você está nas armadilhas de Satanás; mas depois de chamado, você é posto em liberdade, livre da culpa e da escravidão do seu pecado.

Você foi chamado de uma condição de alienação para uma familiaridade íntima e comunhão com Jesus Cristo. Antes de serem chamados, vocês são estranhos da vida da graça, Ef 4.18. Vocês estão sem Deus no mundo, estranhos à Comunidade de Israel, Ef 2.12 Mas quando Deus o chama de modo eficaz, ele o tira da condição de um estranho e o traz à amizade e comunhão com Jesus Cristo. 1 Cor 1.9. Deus é fiel, pelo qual você foi chamado para a comunhão de seu Filho: Você que estava sem Cristo antes de ser chamado, você nunca teve familiaridade com seu Filho.

Você é chamado de Satanás para Deus. Atos 26.18. Ele enviou sua palavra entre vocês, para trazê-los das trevas à luz, e do poder de Satã a Deus. Satã que era teu senhor, e foi teu mestre e governante, tu és livrado agora de debaixo de suas garras, e trazido sob o domínio e sujeição do teu Deus.

Quando Deus te chama efetivamente, tu és levado de um estado de inimizade contra Deus para um estado de amizade e reconciliação para com ele, Jesus Cristo e todas as coisas de Deus. Col 3.15. Deixem a paz de Deus governar em seus corações, pois para isso vocês foram chamados; e sejam gratos. Deus te chamou para a paz, ele não te chamou para a ira. Antes do Chamado, Deus e tua alma eram os inimigos mais inveterados em todo o mundo: Depois do Chamado de Deus somos tornados de inimigos para os maiores amigos: Vós sois chamados à paz, portanto sejam gratos.

Você foi chamado de um estado de vergonha para um estado de glória. Antes de serem chamados, vocês são criaturas vis e vergonhosas aos olhos de Deus; quando ele o chama, ele o coloca em uma condição de glória. 1 Pe 5.10. Quem nos chamou para a sua glória eterna: e 1 Ts 2. 12. Visto que foste precioso aos meus olhos, e eu te amei, Isa 43.4; 1 Pe. 2.6. Para você que acredita, Cristo é precioso: ou como é no grego, ele é uma honra para você. Jesus Cristo, quando uma vez que você é chamado para um estado de crer, ele não é somente precioso para você, mas ele é uma honra para você.

E, por último, (o que se cumprirá no final), sereis chamados da terra ao céu e da sepultura à glória; esta será a sua chamada após a morte.

Em segundo lugar, ainda, a consideração disso, como, de quê e para quê ; então, pelo que você é chamado, deve aumentar seus louvores. Agora, para o que você é chamado? Você é chamado simplesmente de acordo com o propósito de Sua própria graça; não por obras previstas, nem boa educação, nem graça em você, nenhum de todos esses foram motivos no peito de Deus para chamá-lo. E, portanto, você pode ver que não havia nada em você, porque havia muitas coisas em nós que poderiam induzir Deus a não nos chamar: Muitas vezes temos resistido ao seu chamado; muitas vezes estrangulamos os movimentos de seu Espírito em nossos corações: de modo que nada há em nós, mas apenas sua própria graça que vence nossa impiedade e vence nossa má vontade, e supera aquela rigidez que está em nós; apenas a graça e bondade de Jesus Cristo. Agora, reúna tudo isso e gire-os em seus corações, e você verá que grande causa você tem para viver para engrandecer Jesus Cristo.

Enviado por Silvio Dutra Alves em 06/02/2025



Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras