Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Áudios
O Poder do Consolo Para Fortificar o Coração
Data: 11/11/2015
Créditos:
Texto e voz de Silvio Dutra.

 

O Poder do Consolo Para

Fortificar o Coração

 


Ontem (5-11-2015), retornei ao Hospital Municipal Salgado Filho, para consulta de revisão, depois de ter ficado ali internado por sessenta e dois dias, então fui visitar pela primeira vez, depois da alta, a enfermaria onde passei a maior parte dos dias de internação, e confesso que me senti constrangido e perplexo ao contemplar o ambiente onde havia permanecido com um sentimento muito diferente, a par de todo o sofrimento físico e psicológico que ali experimentara.

O que fez a grande diferença durante o tempo que ali estivera foi com certeza, a poderosa consolação recebida da parte de Deus, que fez com que eu visse aquele ambiente e toda aquela circunstância com bom ânimo em meu espirito.
Sem a referida consolação teria sido muito penoso ter ficado ali, sequer por um único dia.
O consolo que Deus nos dá é plenamente eficaz, não somente renovando nossa esperança, fornecendo-nos alívio e paz real, como também suprindo nossas necessidades, tanto materiais, quanto espirituais.

O maior de todos os consolos Ele já nos tem suprido, ao nos ter dado a Jesus para ser nosso Salvador, e o Espírito Santo para ser o nosso Consolador.
Mas, podemos contar com Suas consolações, em meio a todas as tribulações que tivermos que enfrentar neste mundo, pois nos tem prometido livrar de todo estado de aflição de alma, se tão somente confiarmos nEle.

É interessante observar, que a mesma palavra hebraica "nacham", no texto do Velho Testamento, tanto é usada para confortar, quanto para se arrepender; então podemos entender com isto, que há no ato de confortar uma mudança de direção, notadamente no que se refere a Deus, pois ao nos confortar, Ele se desvia dos juízos que intentava, ou que estava trazendo sobre nós, por causa dos nossos pecados.
Sentimos tristeza pela correção de Deus, mas quando nos arrependemos e nos humilhamos sob a Sua potente mão, Ele remove a aflição e nos conforta, como um pai que volta a afagar o filho depois de tê-lo corrigido.

Deus sempre consolará aqueles que se entristecerem e chorarem por causa do pecado, como vemos Jesus afirmando no Sermão do Monte; "que bem-aventurados são os que choram porque serão consolados".
Jesus é o consolador por excelência, porque ninguém sofreu mais do que Ele, a dor sob o ataque tanto de pecadores, quanto dos espíritos das trevas, em sua humilhação neste mundo.
Então, Ele pode socorrer com eficácia os que sofrem, sabendo por experiência própria o quanto necessitamos de conforto, assim como Ele também foi confortado pelo Pai, e os anjos em Seus sofrimentos.

E, muito mais do que isso devemos lembrar sempre, que Ele sofreu o castigo em nosso lugar e foi desamparado pelo Pai, desde o momento em que esteve em agonia no Getsêmani, até a hora da sua morte na cruz - isto jamais experimentamos ou experimentaremos como filhos de Deus, porque tem prometido estar conosco todos os dias, como nos tem dado outro Consolador para aliviar nossas dores.

Jesus sofreu o desamparo em nosso lugar, para que nós jamais fôssemos deixados ou desamparados por Deus.  [Hb 13: 5]
Nós também aprendemos a ser consoladores de outros, quando passamos pelas experiências de sofrimento acompanhadas das consolações, que nós mesmos recebemos da parte de Deus.
Em Jesus aprendemos a ter um espirito de simpatia e compaixão pelos que sofrem, especialmente quando estes estão sofrendo por causa do seu amor ao evangelho.
Assim como são muitas as aflições que sofremos neste mundo; de igual modo abundam as consolações que recebemos da parte de Deus, para que não fiquemos paralisados e desanimados.

Bendito seja o Seu grande nome, pois não nos deixa desamparados em nossos sofrimentos, nem sem correção, quando dela necessitamos, pois somos corrigidos para sermos participantes da Sua santidade.

 


Você pode ler os versículos bíblicos contendo destacadas as palavras
1 – parakaleo (grego) – consolar, confortar, exortar, rogar;
2 – nacham (hebraico) – consolar, confortar, arrepender-se; relativas ao assunto, acessando o seguinte link:
http://palavrasnooriginal.blogspot.com.br/2015/11/consolo-e-conforto.html

Interpretação de todos os livros da Bíblia, vídeos, louvores, mensagens, sermões e estudos, galeria de imagens e muito mais em um único site, acessando o seguinte link:
http://25dutra.wix.com/copywriter-cv-pt

 

 

 

 

 


 

Enviado por Silvio Dutra Alves em 10/11/2015
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras