Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Áudios
Deus Requer Santificação aos Cristãos 22
Data: 08/12/2021
Créditos:
Texto: Silvio Dutra
Voz: Silvio Dutra

 

 

 

 

 

“Depois disto, o homem me fez voltar à entrada do templo, e eis que saíam águas de debaixo do limiar do templo, para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas vinham de baixo, do lado direito da casa, do lado sul do altar. Ele me levou pela porta do norte e me fez dar uma volta por fora, até à porta exterior, que olha para o oriente; e eis que corriam as águas ao lado direito. Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos. Mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos. Mediu ainda outros mil, e era já um rio que eu não podia atravessar, porque as águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar. E me disse: Viste isto, filho do homem? Então, me levou e me tornou a trazer à margem do rio. Tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia grande abundância de árvores, de um e de outro lado. Então, me disse: Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar Morto, cujas águas ficarão saudáveis. Toda criatura vivente que vive em enxames viverá por onde quer que passe este rio, e haverá muitíssimo peixe, e, aonde chegarem estas águas, tornarão saudáveis as do mar, e tudo viverá por onde quer que passe este rio.” [Ez 47: 1-9]

 

O progresso da obra do Espírito Santo na santificação, é descrito neste texto de Ezequiel. Está determinado por Deus, que o trabalho de renovação e vivificação operado pelas águas deste rio, prossiga até o seu mais alto nível.

Um rio continuamente alimentado por uma fonte viva poderia perder seus riachos, antes dele chegar ao oceano, pois uma parada poderia ser colocada no curso e no progresso da graça, antes que termine em glória.

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito". [Pv 4: 18]

 

Da mesma forma, seu caminho é como a luz da manhã; a forma como são conduzidos pelo Espírito Santo, uma vez que aparece, mesmo que, às vezes, possa estar nublado, mas não falha até que chegue à perfeição.

E, assim como a sabedoria, paciência, fidelidade, e o poder que o Espírito Santo de Deus exerce são inexprimíveis, então estes são constantemente admirados por todos aqueles que têm interesse neles, como descrito pelo salmista. [Sl 66: 8, 9] [Sl 31. 19]  

Quem fez qualquer observação diligente de seu próprio coração e caminho, e quais foram as operações da graça de Deus nele e para ele, a fim de trazê-lo à estatura e medida a que chegou; que não admire o cuidado vigilante e a operação poderosa do Espírito de Deus nisso?

O princípio da nossa santidade pode ser fraco e enfermo, contudo não deixa de estar em nós - em alguns em um grau tão baixo, que muitas vezes é imperceptível a eles.

O Espírito preserva e valoriza, até mesmo isso, para que não seja dominado por corrupções e tentações.

Entre todas as obras gloriosas de Deus, ao lado dessa; da redenção por Jesus Cristo, minha alma mais admira sobre o Espírito, a preservação da semente e princípio de santidade em nós, como uma faísca de fogo vivo no meio do oceano, contra todas as corrupções e tentações com as quais é atingido.

Muitas violações são feitas em nosso curso de obediência, pelas incursões de pecados, mas o Espírito o cura e conserta, curando nossas apostasias e reparando nosso decaimento.

Ele age de acordo com a graça recebida, por meio de suprimentos novos e constantes. 

 

Aquele que não observa diligentemente, as formas e meios pelos quais a graça é preservada e promovida, carece muito do conforto e alegria de uma vida espiritual, pois não é pequena a parte de nosso pecado e loucura, quando somos negligentes.

Sem dúvida, todos os crentes estão convencidos disso em alguma medida, não apenas a partir dos testemunhos dados na Escritura, mas também por experiência própria.

Não há nada que eles possam aprender mais distintamente, do que a natureza e curso de suas orações, com o funcionamento de seus corações, mentes, e afeições.

 

Que os profanos zombem enquanto quiserem; é o Espírito de Deus, como um Espírito de graça que capacita os crentes a orarem e fazerem intercessão, de acordo com a mente de Deus, porque Ele é o Espírito de súplicas, Ele copia e expressa o que trabalha neles, como o Espírito de santificação.

Ao nos ensinar a orar, Ele nos ensina o que, e como trabalha em nós; e se considerarmos sabiamente Sua ação em nossos corações pela oração, podemos entender muito de Sua ação em nossos corações pela graça.

É dito que, "aquele que sonda os corações" (isto é, o próprio Deus) "conhece a mente do Espírito", nas intercessões que faz em nós.    [ Rm 8: 27]

 

Existem operações secretas poderosas do Espírito em oração, que são discerníveis apenas para o grande Pesquisador de corações, mas também devemos inquirir e observar, tanto quanto pudermos, a que Ele nos conduz e orienta - que é claramente Sua obra em nós.

Eu não acho que o Espírito opera súplicas em nós, por uma inspiração imediata, sobrenatural, divina, como inspirou os profetas antigos; muitas vezes eles não entendiam as coisas que proferiram, mas diligentemente indagaram sobre elas depois.

Eu digo (deixe o mundo orgulhoso, carnal, desprezar enquanto lhe agrada por sua conta e risco), que o Espírito de Deus nas orações dos crentes, graciosamente executa e age em suas almas e mentes, em desejos e pedidos que, quanto ao seu assunto estão muito acima de seus artifícios naturais e invenção.

Aquele que não experimentou isso, é alguém muito estranho a essas coisas, que por fim, seriam uma vantagem para ele.

Por uma diligente observância podemos saber, de que tipo e natureza o trabalho do Espírito Santo está em nós, e como é executado.

 

Em geral, como o Espírito Santo nos ensina e nos capacita a orar?

É por estas três coisas:

1. Dando-nos uma visão espiritual das promessas de Deus e da graça da aliança, pela qual sabemos o que pedir sobre uma visão espiritual da misericórdia e graça, que Deus preparou para nós.

2. Ao nos familiarizar e dar uma experiência de nossos desejos, com um profundo sentido deles.

3. Ao criar e despertar desejos na nova criatura para sua própria preservação, aumento, e melhoria.

 

Correspondendo a essas coisas, consiste toda a obra do Espírito de santificação em nós, pois é Sua comunicação eficaz para nós, da graça e misericórdia preparada nas promessas da aliança, por meio de Jesus Cristo.

Aqui, Ele supre nossas necessidades espirituais, dando vida e vigor à nova criatura. Então, nossas orações são um extrato e uma cópia da obra do Espírito Santo em nós, dada pelo próprio Espírito, portanto por quem Ele é desprezado como um Espírito de súplica, também é desprezado como um Espírito de santificação.

 

Enviado por Silvio Dutra Alves em 31/10/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras