Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Áudios
Deus Requer Santificação aos Cristãos 56
Data: 03/03/2022
Créditos:
Texto: Silvio Dutra
Voz: Silvio Dutra

 

“Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros. Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao SENHOR justas ofertas. Então, a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao SENHOR, como nos dias antigos e como nos primeiros anos.” [Malaquias 3: 1-4]

 

A primeira coisa que atribuímos ao Espírito de Deus na santificação, ou o que constitui a primeira parte dela, é a purificação e limpeza de nossa natureza da poluição do pecado. A purificação é a primeira noção adequada da real santificação interna.

Ser absolutamente impuro e santo são universalmente opostos um ao outro.

Não ser purgado do pecado é a marca de uma pessoa ímpia, assim como ser purificado é a marca de alguém santo.

Não se pense, contudo que esta purificação da velha natureza seja realizada propriamente na mesma, pois esta é crucificada com Cristo para ser despojada, de modo que com isto se cumpre a promessa divina de trocar o coração de pedra (velha natureza) por um novo coração de carne (nova natureza recebida por um novo nascimento recebido do Espírito Santo).

 

O vinho novo da graça deve ser colocado neste odre novo, a saber, na nova criatura, e não na velha. Esse é o modo de Deus tratar conosco para resolver o problema do pecado original; pela expiação da nossa culpa pela redenção que há pelo sacrifíco de Jesus em nosso favor, e por nos prover de uma nova natureza divina para ser implantada e desenvolvida pelo seu crescimento e amadurecimento até o aperfeiçoamento total de varão perfeito, assim como um bebê deve ser transformado em um ser adulto.

 

1. O Espírito é o principal meio da santificação.

"Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.  [Ez 36: 25]

Aspergir água limpa  é a comunicação do Espírito a nós, para o fim projetado. Assim, o que ele prometeu em primeiro lugar, é a nossa limpeza da poluição do pecado.

A promessa de purificação se estende também aos nossos pecados atuais, além do perdão relativo ao estado pecaminoso herdado do pecado original - estes, também serão purificados através da confissão pelo lavar renovador do Espírito Santo, que nos lavou em nosso novo nascimento pelo lavar regenerador.

 

Na ordem da natureza, isso é colocado antes de sua habilitação, para andarmos nos estatutos de Deus, ou para rendermos santa obediência a Ele.

Para o mesmo propósito, entre muitos outros, há a promessa em Is 4: 4:

"quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião e limpar Jerusalém da culpa do sangue do meio dela, com o Espírito de justiça e com o Espírito purificador."

 

Também foi declarado em que base o Espírito é comparado ao fogo, portanto é chamado de "Espírito de queima" aqui em Is 4: 4.

Em suma, fogo e água eram os meios pelos quais todas as coisas foram purificadas tipicamente na lei. [Nm 31: 23]

O Espírito Santo sendo a principal causa eficiente de todos os aspectos da purificação espiritual, Ele é comparado a ambos (coisas pelas quais sua obra foi representada), e chamadas por seus nomes.

"Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda?

E quem poderá subsistir quando ele aparecer?

Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros.
Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao Senhor justas ofertas". [Ml 3: 2,3]

 

"Julgamento" é frequentemente usado para santidade, portanto "o Espírito de julgamento" e "o Espírito de queimar" é o Espírito de santificação e purificação - e aqui está Ele prometido para a santificação dos eleitos de Deus.

Como Ele efetuará este trabalho?

Ele vai fazer isso, em primeiro lugar, "lavando sua sujeira e purgando seu sangue", isto é, todas as suas contaminações espirituais e pecaminosas.

A aplicação da morte e sangue de Cristo em nossas almas, pelo Espírito Santo é dito ser para nossa santificação, para nossa limpeza e purificação.

"Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra." [Ef 5: 25,26]

“Ele se entregou por nós, para que ele possa nos redimir de toda iniquidade e purificar para si um povo peculiar zeloso de boas obras", [Tito 2: 14]

"O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado", [1 João 1: 7]

"Ele nos amou e nos lavou de nossos pecados em seu próprio sangue," [Ap 1: 5]

"O sangue de Cristo purifica nossa consciência das obras mortas para servir ao Deus vivo", [Hb 9: 14] 

 

3. Além disso, onde a santificação é prescrita como nosso dever, ela é prescrita sob esta noção de nos purificar do pecado:

"Lavai-vos, purificai-vos", [Is 1: 16]

"Ó Jerusalém, lava o teu coração da maldade, para que sejas salva", [Jer 4: 14]

"Tendo, pois, estas promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus”, [2 Cor 7: 1]

"Todo homem que tem esta esperança se purifica", [1 João 3: 3; Sl 119: 9; 2 Tm 2: 21]

 

Expressões semelhantes desse dever ocorrem em outros lugares das Escrituras.

Aqui é o lugar onde Deus inicia a purificação e limpeza da Sua lavoura, para que dê frutos dignos de arrependimento para Ele, até a total perfeição que lhes concederá no céu. 

Por séculos seguidos a Terra tem sido usada por Deus, como uma lavoura em que planta gerações que sucedem umas às outras, para recolher em Seu celeiro celestial aqueles que têm crido em Cristo, para lá permanecerem em vida para sempre.

Os que não têm crido são também recolhidos, mas como a palha para ser queimada em fogo inextinguível. Estamos portanto, aqui, somente de passagem.

 

Onde estão os que viveram aqui, há 130 anos atrás?

E os que viveram há 200, 300,  1.000, 2.000, 3.000, 4.000 anos, etc.?

Estiveram na Terra em suas próprias épocas, não mais do que 100 anos, em sua grande maioria, mas os que são do Senhor estão vivos na glória celestial desde que daqui partiram, e assim permanecerão pelos séculos dos séculos sem fim - logo, são bem-aventurados os que entendem e praticam o que é dito na Palavra de Deus, pelo apóstolo João:

"Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é".

"E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro." [I Jo 3: 2, 3]

Purifiquemo-nos então, continuamente, no sangue de Jesus, porque grande é a recompensa para aqueles que o fazem.

 

Homens inexperientes podem jogar fora diamantes brutos como pedras inúteis; eles não sabem a que o polimento os levará.

Nem os homens que não são hábeis nos mistérios da piedade, julgam que pode haver alguma glória na graça bruta que temos aqui no mundo, e que será perfeita na glória - eles não sabem que brilho e beleza a Mão Celestial dará a ela ao ser lapidada.

O que vemos como imperfeito agora, por nossa própria limitação presente, veremos no seu real esplendor quando tivermos nossa percepção aperfeiçoada no céu.

 

O "pendor do Espírito dá para vida e paz". Devemos então, andar no Espírito, ser cheios do Espírito, para que Ele possa manifestar esta vida e paz em nós.

Se andamos na carne e sobrecarregados com as coisas deste mundo, não é possível ter tal paz e vida, senão morte, conforme se vê no texto de Romanos 8: 6-13.

Pensamos que os homens podem se envolver em pensamentos terrenos durante todo o dia e, quando estiverem livres de seus negócios voltar-se para coisas vãs e inúteis, sem qualquer conversa fixa com as coisas do alto - e ainda desfrutar a vida divina e celestial, mas eles concordam bem o suficiente sobre o céu.

 

A purificação de que temos falado, que faz parte da nossa santificação consiste, sobretudo nesta separação da escória do mundo que existe em nós, e em nossos pensamentos e desejos, do ouro puro da nova criatura que recebemos por meio da fé em Cristo.

E, isto consiste em ter pensamentos celestiais, espirituais e divinos, em todas as condições e circunstâncias em que nos encontremos, seja de um mundo de facilidades ou de grandes conturbações.

Não importa. A fé exercitada em permanecer no Senhor, e em meditar nEle e em Sua Palavra continuamente, vencerá tanto na bonança quanto na tormenta, pois o resultado disto sempre será vida e paz.

Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras