Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Áudios
Deus Requer Santificação aos Cristãos 74
Data: 29/03/2022
Créditos:
Texto: Silvio Dutra
Voz: Silvio Dutra

 

Senhor, dá-me força e bom ânimo

para que eu tenha alegria.

Não a alegria dos que se embriagam,

nem a alegria por grandes feitos e conquistas,

mas a alegria, ainda que misturada a tristezas,

pelas muitas tribulações da vida,

que traz consigo a certeza de estar vivendo

segundo a Tua vontade e alegrando o Teu coração.

 

“Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim".

"Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei".

"Guia-me pela vereda dos teus mandamentos, pois nela me comprazo".

"Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça".

"Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.” (Salmos 119: 33-37)

 

O salmista sabia por experiência própria, que para cumprir os decretos de Deus e segui-los até ao fim, há necessidade de sermos ensinados pelo Senhor dando-nos entendimento e sabedoria, sem os quais não é possível guardar Sua lei de coração, para cumpri-la.

Quando assim sucede, por tal diligência e esforço continuado em se fazer a vontade de Deus, Ele inscreve a Sua Lei em nossa mente e coração, e faz com que sejamos transformados em espirituais, de maneira que passamos a ter prazer, vida, e paz nos caminhos de Deus.

Se o Senhor não criar em nós este mover, para nos inclinarmos sempre para Ele e Sua vontade de modo voluntário e com prazer, para nada servirão os nossos empenhos para sermos religiosos, e até mesmo santificados.

Então, acima de tudo devemos pedir-lhe, como o salmista, para criar em nós tal sentimento e espírito reto; e em nossas buscas de aproximação dEle por meio da oração e meditação da Palavra devemos ficar nesta expectativa, de que Ele manifeste Sua presença em nós, criando novas e boas disposições e inclinações para fazermos toda a Sua vontade.

 

Muitos pensam haver grande contradição no que a Bíblia afirma quanto a Deus odiar o pecado, a ponto de decretar por Sua justiça, que o pecador deve morrer tanto física, espiritual e eternamente; e por outro lado afirmar, que Ele está disposto a perdoar todos os nossos pecados e esquecê-los como, por exemplo, em Jeremias 31: 31-34.

Todavia, os que assim pensam não cogitam ou não sabem que houve o cumprimento da sentença de morte exigida pela justiça divina, em todos estes que são perdoados eternamente, porque ela foi cumprida em substituição por eles no próprio Deus, na pessoa de seu filho Jesus Cristo - Ele sofreu a punição da Lei divina em nosso lugar. Eles nos libertou das trevas, do pecado e da morte, matando a todos estes nossos inimigos em Sua morte, para que pudéssemos ser reconciliados com Deus em santidade de vida, e para a perfeição em glória que há de ocorrer no porvir. 

 

Todos os homens que professam ser cristãos concordam, pelo menos em palavras, que a santidade é absolutamente necessária para aqueles que seriam salvos por Jesus Cristo. Negar isso é o mesmo que renunciar abertamente ao evangelho, mas quando eles deveriam começar a praticar, alguns pegam um caminho falso, e outros realmente a desprezam e rejeitam.

Agora, tudo isso surge da ignorância da verdadeira natureza da santidade evangélica, por um lado, e amor ao pecado por outro.

Não há nada em que estejamos espiritualmente e eternamente preocupados com o que é mais frequentemente afirmado,, do que a verdadeira natureza da santificação e santidade.

Mas, a coisa em si como foi declarado é profunda e misteriosa; não deve ser entendido sem a ajuda da luz espiritual em nossas mentes. Consequentemente, alguns igualariam virtude moral com santidade; isso (eles supõem) eles podem entender por sua própria razão e praticar em sua própria força - mas desejo sinceramente, que pudéssemos ver mais dos frutos disso.

A verdadeira virtude moral dificilmente será abusada em oposição à graça, mas o fingir é tão fácil e tão comumente abusado.

Alguns, por outro lado, colocam toda a santidade em devoções supersticiosas, na estrita observância dos deveres religiosos que os homens, e não Deus, designaram.

E, não há fim de sua multiplicação deles, nem qualquer medida do rigor de alguns em observá-los.

 

A razão pela qual os homens se entregam a tais imaginações, que enganam a alma é sua ignorância e ódio daquele único princípio verdadeiro e real da santidade do evangelho; pelo que o mundo não sabe destas coisas, e sempre as odeia.

Eles não podem discerni-las claramente, ou em sua própria luz e evidências, pois deve ser discernido espiritualmente, já que o homem natural não pode fazer; e naquela falsa luz da razão corrompida em que a discernem e julgam, eles as consideram tolice ou fantasia.  (1 Co 2: 14)

Não existe uma forma mais tola e coisa fanática no mundo, para muitos, do que essa santidade interna e habitual que estamos considerando, portanto eles são levados a desprezá-la e odiá-la -  mas aqui, o amor ao pecado ocorre secretamente e influencia suas mentes, porque somente aqueles que buscam uma vida piedosa no Senhor, pela operação da Sua graça podem compreender o que é de fato, estar sendo santificado pelo Espírito Santo, mediante aplicação de tudo o que nos é ordenado a sermos e fazermos na Palavra de Deus.

 

Esta mudança universal da alma em todos os seus princípios de funcionamento, à imagem e semelhança de Deus, cuidando em extirpar todos os pecados e hábitos viciosos é o que os homens temem e abominam. Isto faz com que eles assumam a moralidade e a devoção supersticiosa - qualquer coisa que pacifique uma consciência natural, e agrade a si ou aos outros com reputação de religião. É, portanto, altamente incumbência de todos os que não querem enganar intencionalmente suas próprias almas para a sua ruína eterna, inquirir diligentemente sobre a verdadeira natureza da santidade do evangelho; e acima de tudo, cuidar para que não percam o alicerce dela, na verdadeira raiz e princípio disso, em que um erro seria pernicioso.

 

Em terceiro lugar, é evidente a partir disso, que é uma questão muito maior ser verdadeira e realmente santo, do que a maioria das pessoas está ciente.

Podemos aprender eminentemente quão grande e excelente é esta obra de santificação e santidade.

Com que ênfase nosso apóstolo o atribui a Deus, especificamente ao Pai: "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

É um trabalho tão bom que não pode ser trabalhado por ninguém, senão o próprio Deus de paz, que reflete de forma prática em todo o nosso comportamento. 

Não é uma obra pequena e rápida a de santificar corpo, alma e espírito, pois são muitas as impurezas que residem em todos eles.

As do corpo como, por exemplo, uso dos membros de forma impura e abusiva para a prática de delitos e crimes, aí incluído o uso incorreto dos sentidos, para executar os comandos de todos os pecados que demandam o uso do corpo.

As da alma, como o uso indevido, desvirtuado e maligno da razão, dos sentimentos, das afeições, dos pensamentos, da vontade, das emoções, etc.

As do espírito, que incluem tudo aquilo que é contra o caráter e as virtudes de Cristo, como a incredulidade, a idolatria, a desobediência aos mandamentos morais, a infidelidade, a falta de bondade, benignidade, longanimidade, paciência, gratidão, etc.

Essas coisas manifestam suficientemente o quão grande, excelente e gloriosa é uma obra de santificação; deve ser algo de grande importância para a glória de Deus, tanto que este crescimento na vida de piedade e santidade é operado em graus, para a glória de Jesus, que é por quem tudo o que necessitamos para sermos santos é realizado, portanto não vamos nos enganar com a sombra e aparência das coisas em alguns deveres de piedade ou justiça, nem mesmo com muitos deles, se não encontrarmos esta grande obra ao menos começada em nós.

É triste ver a insignificância que há nessas coisas entre os homens. Nossa fé deve ser evidenciada por nossas boas obras, conforme dizer do apóstolo Tiago - importa que façamos as obras de Abraão, em sua obediência aos comandos do Senhor, e não somente por termos fé em Jesus.

 

Em quarto lugar, recebemos este princípio de santidade e vida espiritual, pela operação graciosa do Espírito Santo?

Aqueles que estão na carne, são descritos por Tiago (1: 23,24) como o homem que vê a sua face natural num espelho, porque contemplou seu estado mediante a comparação da sua vida com a que é exibida na Palavra, mas como ele não nasceu do Espírito e não permanece na Palavra, logo se esquece do que viu.

No caso dos crentes, um pode ser mais espiritual do que outro, porque isto varia em graus. O Espírito Santo é o mesmo em qualquer crente, mas a experiência com Ele, varia de crente para crente, porém enquanto formos sinceros na busca de uma mente renovada pelo Espírito Santo e pela Palavra, em um viver submisso e verdadeiro à vontade do Senhor, seremos agradáveis a Ele, ainda que estejamos no primeiro degrau da santificação, necessitando ser ainda purificados de muitos erros e falhas, e aumentados das virtudes de Jesus.

 

Há dois modos em que os homens são inclinados terrenamente; pode ser de modo absoluto, quando o amor da pessoa pelas coisas terrenas é completamente predominante na sua mente. O posterior (o objeto, ou seja as coisas terrenas) é uma filial do anterior (a carne) que é a sua raiz.

Ser inclinado terrenamente é uma operação e efeito da mente carnal de um modo especial, como está exemplificado em Fp 3:19 e I Jo 2: 15,16.

Quando há no interior de alguém um amor predominante pelas coisas terrenas, não pode ser dito desta pessoa que ela seja espiritual, ainda que seja um crente no qual habita o Espírito, porque apesar de ter o Espírito ela não anda no Espírito, não se inclina para as coisas do Espírito que dão para vida e paz - isto se comprova pelo fato dos seus afetos estarem apegados às coisas que são deste mundo, e não às coisas espirituais de Deus.

Crentes assim são conhecidos por mundanos, porque estão amando o mundo, e se excluindo da comunhão com Deus, porque como afirma a Palavra, aquele que ama o mundo não pode ter o amor de Deus nele.

 

Alguns que realmente são verdadeiramente espirituais, ficam pelo menos durante um tempo, debaixo de um afeto irregular e se preocupam com as coisas terrenas. Eles estão em processo de crescimento espiritual, e experimentam esses graus de espiritualidade - onde isto não esteja acontecendo, a graça nunca pode prosperar ou florescer, porque o crescimento espiritual consiste também, numa mortificação progressiva da carne e suas cobiças pelas coisas terrenas.

Tal mentalidade terrena é completamente incompatível com ser espiritual, mas muitos são poupados de serem castigados por Deus por conta desta mentalidade carnal, porque estão sob o trabalho da graça, em franco processo de crescimento espiritual, ainda que não estejam conscientes disso, para que sejam desmamados do mundo.

Entretanto, há mais de um modo de morte espiritual e morte eterna, como também de morte natural. Nem todos os que morrem de pestilência, perecem eternamente, porque não são culpados dos mesmos tipos de pecados.

O cobiçoso é excluído do reino de Deus não menos severamente do que os fornicadores, idólatras, adúlteros, e ladrões (I Cor 6: 9,10), mas há um grau de espiritualidade que sendo inclinado para a carne supõe que haja uma contradição entre a prática de vida e a profissão de fé que fizeram.

Mas, enquanto não avançam com pressa para um grau mais elevado de espiritualidade, eles se satisfazem com uma medida inferior, mas uma coisa é certa, enquanto estiverem com seus afetos ligados às coisas do mundo, eles não podem experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, e serem efetivamente úteis no seu serviço.

Eles não podem ter qualquer satisfação em suas mentes, porque não são mentes continuamente renovadas pelo Espírito, de modo que não estejam conformadas a este mundo.

Tais pessoas podem ter a vida que acompanha a essência da graça possivelmente, mas não podem ter paz, e a vida que possuem não terá a expressão da plenitude da qualidade de vida eterna, que experimentam aqueles que são espirituais, por seguirem a inclinação do Espírito.


 


 


 

Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras