Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos

SALMO 23 – Salmo de Davi


"O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.  Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;  refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.  Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.  Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre." 

Comentário:

Este é talvez o mais conhecido e citado de todos os salmos. Há em suas poucas palavras uma melodia espiritual que encanta a alma e que a faz se sentir segura e em repousa na presença do Senhor, como a ovelha que se sente segura por ser apascentada pelo seu próprio pastor. Aqui é declarado o cuidado perfeito, desta ato de Jesus em apascentar as suas ovelhas, quanto a governá-las, alimentá-las, curá-las, enfim, em realizar tudo o que um pastor faz para que seu rebanho se sinta saudável e seguro. Todavia, ao falar do Senhor como sendo o seu próprio pastor, Davi, não estava concentrando a sua atenção em cuidados meramente terrenos, mas sobretudo nos caminhos da justiça evangélica pelos quais o Senhor conduz o Seu rebanho, por amor do Seu próprio nome, porque não pode negar a Si mesmo, e deve se revelar como fiel Pastor que é, em todas as coisas que realiza para cuidar perfeitamente das Suas ovelhas. De modo que estando debaixo do Seu cuidado, não há de se temer o vale da sombra da morte, ou qualquer mal, porque a Sua presença é garantia de segurança e de vida eterna para nós. O seu bordão e cajado de governo é um consolo para o Seu rebanho, porque sabemos que estando submissos e obedientes à Sua vontade, não nos desviando da Sua presença, podemos ter a certeza de achar o conforto, o consolo, que Ele nos dá através do Seu Santo Espírito. Tal é a segurança que temos na nossa comunhão com o nosso amado Pastor que ainda que estejamos num mundo rodeados de inimigos por todos os lados, o Senhor sempre nos preparará uma mesa na presença deles, com toda a sorte de provisões que nos sejam necessárias, especialmente o óleo da unção com o qual unge a nossa cabeça, fazendo com que o cálice da nossa vida transborde com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais juntamente com Ele. A Sua graça, na qual estamos firmes, nos dá a segurança de que isto não é apenas para alguns momentos, mas para todos os dias da nossa vida, com a bondade e a misericórdia do Senhor sempre nos seguindo, e estando acessíveis a nós, para que possamos habitar para sempre em Sua presença, em Sua casa celestial, por meio de nosso Pastor, nosso Senhor Jesus Cristo.        
 
 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho Testamento no seguinte link:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Veja tudo sobre as Escrituras do Novo Testamento no seguinte link:
http://livrono.blogspot.com.br/

A Igreja tem testemunhado a redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.
Veja várias mensagens sobre este testemunho nos seguintes links:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.
Veja a apresentação destas condições no seguinte link:
http://aguardandovj.blogspot.com.br/ 
 

 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 21/09/2012
Alterado em 10/07/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras