Aprendendo A Viver Contente Com Cristo Em Qualquer Circunstância - Parte 2
Não admira que aqueles que vivam em comunhão mental com coisas que sejam abomináveis ao Senhor, se queixem de falta de alegria e paz espiritual em seus espíritos.
Eles poderão até mesmo exibir um comportamento alegre, mas será uma alegria oriunda da carne, e não do Espírito Santo, cujo fruto é também alegria.
Uma alegria fanfarrona, escandalosa, sem a moderação diante de todos os homens, que é ordenada no verso 5.
Deus é inteiramente santo e justo.
Ele é luz perfeita. Ele é perfeito amor e bondade.
Então, que comunhão poderíamos ter com Ele, nos agradando das coisas que são das trevas e rejeitando aquelas que são da luz?
A nossa mente corrompida pelo pecado original deve ser renovada pelo Espírito Santo, com a Palavra de Deus e as coisas que são aprovadas, a saber, que são verdadeiras, honestas, justas, puras, amáveis, e que possuam boa fama, virtude e louvor.
Por isso não é possível amar o mundo, as coisas reprovadas que há no mundo, e ter ao mesmo tempo, o amor e a aprovação de Deus.
Por isso, os Filipenses necessitariam praticar tudo o que haviam aprendido, recebido, ouvido e visto no apóstolo Paulo, para que o Deus de paz fosse com eles, como se vê no verso 9.
Não há um caminho fácil para a paz.
Não há um caminho fácil para a consolação do Espírito Santo, porque Ele sempre santificará primeiro, e depois consolará.
Não se pode contar com Sua consolação enquanto permanecemos deliberadamente na prática do pecado, andando e amando as trevas, em vez da luz.
A demonstração do cuidado dos filipenses por Paulo não foi imediata, como se vê no verso. 10.
Eles haviam finalmente se comunicado com suas necessidades pelas mãos de Epafrodito, mas haviam demorado a fazê-lo.
Paulo sabia que havia uma constante preocupação dos filipenses para com ele, mas na prática haviam falhado na prontidão em socorrê-lo.
Então o que ele sentiu?
Ficou abatido?
De modo nenhum. Ele havia aprendido a viver contente em qualquer situação.
Ele não colocava sua esperança de socorro e consolação nos homens, senão somente no Senhor, porque os homens falham. Somente Deus nunca falha, como vemos nos versos 11 a 13.
Eles deveriam também aprender a viver de tal modo, e não somente eles, como todos os cristãos, porque a nossa fé no Senhor será provada de muitas maneiras, se seremos achados agradando-nos somente nEle, e tendo somente nEle a única fonte do nosso contentamento. Isto será provado até mesmo na abundância, e quando somos honrados; ocasiões em que é muito comum nos esquecermos de Deus.
Todavia, aquele que O tem amado, jamais O deixará quando estiver sendo exaltado. Não deixará de dar a devida honra a Deus por estar sendo honrado pelos homens.
Não deixará de permanecer humilde diante dEle, não colocando a razão do seu contentamento, paz e alegria na abundância e honra que tiver, mas somente nEle.