Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Separação entre Abraão e Ló - Gênesis 13

 
“1 Subiu, pois, Abrão do Egito para o Negebe, levando sua mulher e tudo o que tinha, e Ló o acompanhava.
2 Abrão era muito rico em gado, em prata e em ouro.
3 Nas suas jornadas subiu do Negebe para Betel, até o lugar onde outrora estivera a sua tenda, entre Betel e Ai,
4 até o lugar do altar, que dantes ali fizera; e ali invocou Abrão o nome do Senhor.
5 E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.
6 Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos.
7 Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra.
8 Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
9 Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.
10 Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar.
11 E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro.
12 Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma.
13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor.
14 E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o oriente;
15 porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
16 E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se puder ser contado o pó da terra, então também poderá ser contada a tua descendência.
17 Levanta-te, percorre esta terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a darei a ti.
18 Então mudou Abrão as suas tendas, e foi habitar junto dos carvalhos de Manre, em Hebrom; e ali edificou um altar ao Senhor.”
 
Neste capítulo é relatado o retorno de Abraão do Egito para Canaã.
Abraão era muito rico em bens deste mundo, mas era muito mais rico para com Deus, através da sua grande fé e obediência.
Por isso, ao retornar se dirigiu para o local entre Ai e Betel, onde havia erigido um altar ao Senhor antes de ir para o Egito, e ali ele invocou o nome do Senhor. 
Certamente ele veio para o lugar do altar, para reavivar a recordação da doce comunhão que ele tinha tido com Deus naquele lugar.
Foi nesta ocasião que Ló se separou de Abraão.
E aqueles dois grandes homens que eram amigos inseparáveis, tiveram que seguir caminhos diferentes em razão de não poderem habitar na mesma região, em razão de ter aumentado muito os seus rebanhos, e estava havendo discussão entre os seus pastores, provavelmente em razão do uso do pasto para a alimentação do gado.
Assim os seus próprios servos foram os pivôs da separação deles, no intuito de agradarem aos seus respectivos senhores procurando as melhores áreas de pasto.  
É melhor preservar a paz do que quebrá-la; e Abraão tomou a iniciativa de extinguir o fogo das desavenças propondo a Ló que escolhesse o lugar em que pretendia se fixar, para que ele, Abraão, se dirigisse na direção contrária.
Abraão, ao se esforçar pela paz, estava agindo dentro da vontade de Deus, que nos determina no que depender de nós que tenhamos paz com todos os homens, e que nos empenhemos em alcançar a paz.
Por isso Jesus diz que os pacificadores são bem-aventurados.
Não é agradável ao Senhor que os seus servos vivam a contender (Lc 22.26; I Cor 11.16).
Embora Deus tivesse prometido a Abraão dar-lhe toda aquela terra à sua descendência, e não tivesse falado nada em relação a fazer qualquer partilha mesmo com o justo Ló, Abraão não argumentou ao nível de fazer prevalecer os seus direitos, para não sacrificar a paz que lhe era muito preciosa.
Ló escolheu o melhor lugar para o seu gado, pois era uma planície verdejante que ia dar em Sodoma, e foi mudando de lugar, provavelmente, à medida que o pasto ia se esgotando, até que chegou à cidade de Sodoma.
Assim, aquilo que era bom para o gado, não era o melhor para uma família, pois Ló seria o único justo que viria a habitar naquela cidade.
A Palavra destaca que os habitantes de Sodoma eram homens maus e grandes pecadores contra o Senhor.
Abraão não escolheu segundo a vista, mas segundo a obediência ao Senhor, pois permaneceu na terra de Canaã, onde Deus lhe ordenara a ficar.
É possível que os pastos não fossem tão verdejantes como os de Sodoma, mas era o melhor lugar para ele e para sua família, pois não fora escolhido pelo homem, e pelos critérios do homem, mas por  Deus e pelos critérios de Deus.
Assim o Senhor apareceu a Abraão e confirmou a promessa de dar à sua descendência toda aquela terra, e por isso lhe ordenou que  a percorresse em toda a sua extensão, tanto no sentido norte-sul, quanto no sentido leste- oeste.
Abraão reiniciou suas peregrinações na terra, chegando junto a Hebrom, onde levantou um altar ao Senhor.     
Quanto à escolha de Ló é importante frisar ainda que a Palavra destaca em Gên 14.11,12 que os seus bens haviam sido tomados pelos reis que guerrearam contra Sodoma, e ficamos também a imaginar quanto do seu rebanho Ló pôde levar consigo quanto teve que deixar a cidade às pressas para não ser destruído juntamente com os seus moradores quando o Senhor a incendiou.
Se ele tinha a idéia de se fazer ainda mais próspero quando fez aquela sua escolha, sem consultar ao Senhor, pensando que estava fazendo um grande negócio quando escolheu o melhor pasto para o seu rebanho, o tempo viria a revelar que aquela tinha sido uma péssima escolha, e há aí um grande ensinamento para todos os filhos de Deus, e eu penso que é exatamente isto que a Palavra quer destacar quando registrou propositalmente que os bens de Ló haviam sido capturados, e que ele era ainda um dos habitantes da cidade ao tempo que o Senhor decidiu trazer a destruição sobre ela.
Cabe destacar que a escolha de Abraão o tornou ainda mais próspero, pois chegou a reunir trezentos e dezoito homens dentre os mais capazes nascidos em sua casa, que lhe serviam, e aliando-se a Manre, Escol e Aner, deram contra as forças coligadas que haviam vencido a Sodoma, e a tudo resgataram de volta, inclusive a Ló e seus bens.
A bondade de Deus permitiu que Ló fosse resgatado por seu tio, apesar de o próprio Ló ter dado ensejo àquela situação quando decidiu morar com aqueles que eram grandes pecadores contra o Senhor, considerando que isto era um fato pouco relevante, à face de toda a prosperidade material que poderia obter junto deles.
É melhor ser pobre e habitar junto aos santos, do que ser rico e morar nas tendas da perversidade.    
É importante destacar as palavras proferidas pelo Senhor a respeito de Sodoma, em Ezequiel 16.49,50:
“Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado. Foram arrogantes e fizeram abominações diante de mim; pelo que, em vendo isto, as removi dali.”
 Entretanto Ló conseguiu manter-se íntegro entre eles, mas viveu em constante aflição em sua alma em face de toda aquela maldade que o rodeava.
Disto, Pedro dá testemunho em sua segunda epístola:
“e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente; e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados (porque este justo, pelo que via, e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles), é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos, e reservar, sob castigo, os injustos para o dia de juízo,” (II Pe 2.6-9). 
 
 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho Testamento no seguinte link:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Veja tudo sobre as Escrituras do Novo Testamento no seguinte link:
http://livrono.blogspot.com.br/

A Igreja tem testemunhado a redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.
Veja várias mensagens sobre este testemunho nos seguintes links:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.
Veja a apresentação destas condições no seguinte link:
http://aguardandovj.blogspot.com.br/ 
 

 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 07/11/2012
Alterado em 10/07/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras