Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Genealogia de Adão a Noé (Gênesis 5)

 
“1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.
2 Homem e mulher os criou; e os abençoou, e os chamou pelo nome de homem, no dia em que foram criados.
3 Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas.
5 Todos os dias que Adão viveu foram novecentos e trinta anos; e morreu.
6 Sete viveu cento e cinco anos, e gerou a Enos.
7 Viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos; e gerou filhos e filhas.
8 Todos os dias de Sete foram novecentos e doze anos; e morreu.
9 Enos viveu noventa anos, e gerou a Quenã.
10 viveu Enos, depois que gerou a Quenã, oitocentos e quinze anos; e gerou filhos e filhas.
11 Todos os dias de Enos foram novecentos e cinco anos; e morreu.
12 Quenã viveu setenta anos, e gerou a Maalalel.
13 Viveu Quenã, depois que gerou a Maalalel, oitocentos e quarenta anos, e gerou filhos e filhas.
14 Todos os dias de Quenã foram novecentos e dez anos; e morreu.
15 Maalalel viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Jarede.
16 Viveu Maalalel, depois que gerou a Jarede, oitocentos e trinta anos; e gerou filhos e filhas.
17 Todos os dias de Maalalel foram oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu.
18 Jarede viveu cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque.
19 Viveu Jarede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas.
20 Todos os dias de Jarede foram novecentos e sessenta e dois anos; e morreu.
21 Enoque viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
22 Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas.
23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos;
24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou.
25 Matusalém viveu cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque.
26 Viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos; e gerou filhos e filhas.
27 Todos os dias de Matusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.
28 Lameque viveu cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho,
29 a quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, os quais provêm da terra que o Senhor amaldiçoou.
30 Viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos; e gerou filhos e filhas.
31 Todos os dias de Lameque foram setecentos e setenta e sete anos; e morreu.
32 E era Noé da idade de quinhentos anos; e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.”
 
A genealogia aqui registrada está inserida na genealogia de nosso Salvador (Lc 3.36-38), e tem o propósito de revelar que Cristo é a "semente da mulher" que foi prometida. 
Quando Adão morreu, seu filho Sete tinha oitocentos anos, porque ele gerou Sete quando tinha cento e trinta anos, e morreu com novecentos e trinta anos.
O propósito da narrativa destas genealogias não é o de destacar todos os descendentes de Adão, mas de apontar a linha de descendência de onde tinha provindo Noé, o homem que foi preservado com sua família da destruição geral que Deus trouxe sobre a terra no dilúvio, e com os quais a terra seria repovoada e do qual descenderia obrigatoriamente o Messias, através da linhagem de um dos três filhos de Noé, chamado Sem.    
O texto bíblico afirma que Adão gerou um filho à sua imagem, conforme à sua semelhança, e certamente isto não indica que se tratava da condição de estar sem pecado como era a condição de Adão no Éden, antes da queda, pois que desde que ele pecou toda a sua descendência é concebida em pecado, conforme se afirma no Sl 51.5. 
Sete era, portanto um pecador tanto quanto o seu pai. Tendo perdido aquela santidade original, Adão ficou impedido de transmiti-la à sua descendência.
A graça não é transmitida de forma natural e assim um pecador gera um pecador.
Assim, Sete não é incluído na genealogia de Noé, e, por conseguinte, de Cristo, não porque fosse perfeitamente santo, mas porque era um daqueles que são justificados pela fé e passam a ter paz com Deus, por serem reconciliados com Ele, através do sacrifício de Jesus Cristo. 
Relativamente aos quatro patriarcas na sucessão direta da genealogia de Sete (Enos, Quenã, Maalalel e Jarede); inclusive ao próprio Sete, o texto bíblico não faz qualquer menção especial, entretanto nós podemos supor que eles eram homens eminentes e devotados a Deus, pois que foi Jarede que gerou Enoque, aquele que foi arrebatado por Deus, e que certamente aprendeu o modo de se servir a Deus através do testemunho de seus ancestrais, que por viverem muitos anos, eram contemporâneos uns dos outros em várias gerações.
Além disso, o registro sequencial das genealogias nos ajuda a fixar a cronologia desde a criação do primeiro homem, de modo que podemos entender que a criação é jovem e não muito antiga conforme afirmam os evolucionistas.
De todos os que são citados na genealogia é dito o tempo que eles viveram e que morreram, à exceção de Enoque, do qual se diz que andou com Deus e já não era porque Deus o tomou para Si.
Deus fez com Enoque o mesmo que fez com Elias. Com o arrebatamento de Enoque Deus quis sem dúvida marcar o ensino de que há uma imortalidade em comunhão eterna com Ele reservada para aqueles que andam em Sua presença fazendo a Sua vontade, e isto serviria de consolo e encorajamento para viverem na prática da justiça todos aqueles santos que voltavam ao pó, na morte, de modo a saberem que poderoso é o Senhor para ressuscitar os corpos dos justos, e de que há uma vida melhor reservada para eles do que esta que eles vivem neste mundo.     
Enoque gerou Matusalém e lhe deu um nome profético, porque a raiz deste nome, em hebraico, significa morrer.
Foi exatamente Matusalém o homem que viveu mais anos na terra (969).
Qual pois a razão deste nome? Isto pode ser entendido no fato de que ele morreu exatamente no ano do dilúvio, quando toda a carne, com exceção de Noé e aqueles que estavam com ele, foi destruída pelas águas do dilúvio.
Deus pode ter designado este nome para Matusalém como um sinal indicativo de que quando aquele homem morresse, a morte visitaria toda a humanidade, porque o nome profético deste homem significa  morrer.
Enoque teria facilmente discernido o propósito de Deus com este nome profético para o seu filho Matusalém, porque Enoque andava com Deus, e o que é a piedade senão um caminhar com Deus?
 A comunhão exige acordo espiritual. Por isso Deus declara através do profeta Amós como pode ser possível dois andarem juntos se não houver acordo entre eles?
Enoque andava com Deus porque estava de acordo com a vontade de Deus. Caminhar com Deus é fixar sempre Deus diante de nós, e agir como aqueles que sempre estão debaixo do Seu olhar. É fazer da Palavra de Deus a nossa regra e a Sua glória, conforme Ele exige e ordena na Sua própria Palavra.
Enoque caminhou com Deus. Enquanto outros viveram para si mesmos e para o mundo, Enoque viveu para Deus. O Senhor era a sua alegria e sustento. A comunhão com Deus era melhor do que a vida para ele, tal como Paulo que disse que para ele o viver era Cristo (Fp 1.21).  
Não foi logo depois que gerou Matusalém aos 65 anos de idade que ele foi arrebatado, mas trezentos anos depois, e isto pode indicar que a sua fé e devoção aumentaram com o passar do tempo, porque viveu mais trezentos anos sobre a terra, sendo arrebatado aos trezentos e sessenta e cinco anos. Grandes santos chegam à sua eminência através de graus. Os pecadores são transformados pelo fortalecimento da sua fé de glória em glória, através do crescimento na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 
Um verdadeiro santo perseverará até o fim, e caminhará com Deus enquanto ele viver, com a esperança de que estará para sempre com ele, pois o Espírito Santo incentiva todo crente autêntico à perseverança.
Como Enoque não viveu como os demais, ele não morreu como eles (v. 24): Ele já não era, porque Deus o levou; quer dizer, como está explicado em Hb. 11. 5, ele foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara, pois obteve testemunho de ter agradado a Deus por causa da sua fé.  
Aqueles cujo testemunho no mundo é de santidade e cuja conversação é santa, terão uma trasladação feliz, ainda que na morte, porque o Senhor tem feito a promessa de que aqueles que são dele, ainda que morram, viverão, e não terão do que se lamentar todos aqueles que procuram viver de modo que Lhe seja verdadeiramente agradável.
Lameque, filho de Matusalém, neto de Enoque, gerou Noé aos cento e oitenta e dois anos e lhe deu o nome de Noé, que no hebraico significa consolo, descanso, e daí ter dito quando lhe deu este nome:
“Este nos consolará dos nossos trabalhos, e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou.”  
Aqui está a reclamação de Lameque quanto ao estado calamitoso da vida humana. Pela entrada de pecado, e o vínculo da maldição com o pecado, nossa condição ficou muito miserável: nossa vida inteira é gasta em canseiras e trabalhos.
Lameque vê no nascimento de Noé uma esperança de alívio para não somente para a sua casa, mas até mesmo para a raça humana.
Não no sentido de que aqueles homens ímpios teriam algum tipo de lucro com o nascimento de Noé, mas que é provável que tenha havido profecias relativas ao nascimento de Noé, indicando que nele haveria uma renovada esperança para o homem em seu estado pecaminoso.
 Certamente isto apontava para o repovoamento da terra, através da semente de Noé, e pela influência do seu testemunho sobre os seus descendentes, especialmente na linhagem de Sem, de modo que pudesse ser preservada a raça humana, no sentido geral, até a chegada do Messias prometido que esmagaria a cabeça da serpente.
Se Cristo é nosso o céu é nosso.
Isto seria possível porque o Senhor proveu para Si este homem de fé e que andava em retidão, chamado Noé, com o qual reiniciaria a história da humanidade no mundo, reassinalando a esperança de salvação para os pecadores que viessem a se arrepender e a crerem em Deus.      
 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho Testamento no seguinte link:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Veja tudo sobre as Escrituras do Novo Testamento no seguinte link:
http://livrono.blogspot.com.br/

A Igreja tem testemunhado a redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.
Veja várias mensagens sobre este testemunho nos seguintes links:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.
Veja a apresentação destas condições no seguinte link:
http://aguardandovj.blogspot.com.br/ 
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 08/11/2012
Alterado em 10/07/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras