Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
“Não Estejais Ansiosos...”


Alguns pensam que não estar ansioso significa não se preocupar no sentido de nada fazer, porque chamam a isto de se viver pela fé, mas estão equivocados. 
No próprio caso dos pássaros na ilustração apresentada por nosso Senhor Jesus Cristo devemos lembrar que não se limitam a ficarem pousados todo o tempo nas árvores, esperando que se lhes traga comida mecanicamente. 
Então não está o texto se referindo a uma atitude de passividade diante da vida. 
Deus não condena alguém que trabalha e seja diligente no que faz. 
Ao contrário, Ele o determina na sua Palavra. A ponto de dizer pelo apóstolo que aquele que não quiser trabalhar também não deve comer. 
Quando Jesus pergunta: “Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?, a resposta a esta questão somente pode ser a de entendermos que não há nada mais precioso do que o próprio dom da vida que temos recebido da parte de Deus. 
Ele planejou e formou o homem para que vivesse como espírito em um corpo animado pela alma (funções do cérebro).
Então o argumento até mesmo lógico para que não fiquemos inquietados por nada, especialmente no que se refere à provisão da manutenção da nossa vida, tanto espiritual ou física, porque tudo que nos for necessário nos será dado pelo autor e doador da nossa vida, a saber, o Senhor Deus.

Muito mais do que nós está Ele em preservá-la, porque afinal, apesar de nos ter sido dada, não pertence a nós mesmos, mas a Ele que é o criador e proprietário de todas as coisas, inclusive do homem que criou. 
Ele faz o que é do Seu agrado com aquilo que Lhe pertence, e daí de nada adianta nos inquietarmos com o dia de amanhã, e com o que comeremos, o que vestiremos, ou beberemos, ou qualquer outra coisa realmente necessária à nossa sobrevivência. 
Ele tudo dispôs na criação, com o propósito de nos manter em vida, pelo tempo que Ele tiver determinado, e nada poderá frustrar o Seu propósito.
Tenho que trabalhar e ganhar dinheiro, porém tudo o que o Senhor diz é que nunca devo preocupar-me nem angustiar-me nem sentir-me ansioso de que de repente não venha a ter o suficiente para manter-me em vida. 
Nunca me sucederá tal coisa; é impossível, especialmente se me tornei seu filho amado através da fé em Jesus Cristo. 
Bons pais deixam de prover o necessário para seus filhos?
Quanto mais o Pai de todos os pais não proverá o que nos for necessário na condição de seus filhos. 
Veja o que nos diz em Sua Palavra em Rom 8.32:
“Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?”
E também em Hb 13.5:
“Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.”
Por isso somos chamados a ter fé em Deus, ou seja: a confiar que Ele sempre cuidará das nossas necessidades, se nos ocuparmos daquilo que seja do Seu interesse. 
A fé é ativa. 
É direcionada ao cumprimento dos mandamentos do Senhor, porque é assim que comprovamos que somos de fato seus filhos e que o amamos. 
Inclusive, pelo Seu cuidado, nos ajudará a não cairmos no laço de tentarmos ganhar o mundo inteiro, em troca da perda da nossa alma.
Temos um espírito que pode ser perdido ou ganho, e a forma de ganhá-lo é estar contente em toda e  qualquer situação, e sempre dando graças a Deus por tudo. 
Assim, em todas as situações da vida, devemos lembrar que não somos gentios (estranhos para Deus), mas filhos, e que portanto temos um Pai celestial, Todo Poderoso, e Onisciente e Onipresente,  que cuida de nós em todo o tempo.
 
“25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
32 Pois a todas estas coisas os gentios procuram. Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã;
porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mt 6.25-34)

 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho Testamento no seguinte link:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Veja tudo sobre as Escrituras do Novo Testamento no seguinte link:
http://livrono.blogspot.com.br/

A Igreja tem testemunhado a redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.
Veja várias mensagens sobre este testemunho nos seguintes links:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.
Veja a apresentação destas condições no seguinte link:
http://aguardandovj.blogspot.com.br/ 
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 15/11/2012
Alterado em 10/07/2014
Áudios Relacionados:
NÃO ESTEJAIS ANSIOSOS - Silvio Dutra Alves
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras