Os Ardis do Enganador
Moisés seria aperfeiçoado pelo trabalho da graça, mas nós o vimos ainda relutante a ir a faraó, no capítulo anterior, e por isso nós vemos no início de Êxodo 7, Deus sendo paciente para com ele e o encorajando ao cumprimento da missão que lhe designara, pois lhe deu mais uma vez a Arão como apoio, para que fosse a faraó.
Deus diria a Moisés o que deveria ser falado a faraó, e Arão agiria como se fosse o profeta de Moisés, pois seria ele quem teria o encargo de receber as palavras de Deus ditas a Moisés e proclamá-las a faraó.
Até mesmo a vara de Moisés foi usada por Arão para fazer os sinais na presença dos egípcios, transformando a vara numa serpente, e usando a mesma vara posteriormente para transformar as águas do rio Nilo em sangue.
Satanás tentou neutralizar os sinais verdadeiros de Deus com imitações ilusionistas destes sinais por meio dos magos do Egito.
Isto contribuiria para lançar dúvida e incredulidade no coração dos israelitas, e endurecimento no coração dos egípcios e particularmente no de faraó, de modo a permanecerem na prática obstinada do seu pecado de opressão dos israelitas.
Satanás procura impedir por todos os meios que a promessa e a palavra de Deus se cumpram.
E isto não é por mero ódio ou capricho, mas sempre para trazer desonra ao nome do Senhor, para que se pense que Ele não é verdadeiramente fiel e confiável.
E muitas vezes ele consegue atingir este seu intento, não alterando um só ponto na fidelidade de Deus, mas levando a um julgamento incorreto sobre isto, pois na sua impaciência as pessoas não costumam esperar e entender o tempo do Senhor para o cumprimento de suas promessas, e assim se afastam dEle frustradas e decepcionadas, pensando que Ele tenha falhado naquilo que tinha prometido.
Por isso a ordenança bíblica para os que têm fé em Jesus é que eles sejam pacientes e perseverantes na tribulação e vigilantes na oração, regozijando-se antecipadamente na esperança, porque é impossível que Deus falhe em quaisquer de suas promessas.
Baseado em Êxodo 7