Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Entregues a Satanás para Não Blasfemarem
 
 “18 Esta admoestação te dirijo, filho Timóteo, que segundo as profecias que houve acerca de ti, por elas pelejes a boa peleja,
19 conservando a fé, e uma boa consciência, a qual alguns havendo rejeitado, naufragaram no tocante à fé;
20 e entre esses Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.” (I Timóteo 1.18-20)
 
Tendo destacado anteriormente a importância da sã doutrina para a salvação dos pecadores e edificação dos cristãos, especialmente para permanecerem no amor de Cristo, Paulo passa agora a admoestar e a encorajar Timóteo a cumprir o seu dever ministerial, do qual havia sido incumbido pelo apóstolo, e que fora inclusive confirmado através de profecias quanto ao trabalho do qual o Senhor lhe havia encarregado a fazer em favor da Igreja.
E ele deveria fazer isto, tendo antes cuidado de si mesmo, se mantendo em santificação, por conservar a fé na verdade, e por manter uma boa consciência para com Deus, consciência pura esta que uma vez rejeitada por se desviar da verdade, alguns haviam naufragado na fé, e Paulo lembrou a Timóteo que dentre esses que haviam naufragado na fé figuravam Himeneu e Alexandre, que ele havia entregue a Satanás, para não mais blasfemarem.
 Todo ministério verdadeiro, como o de Timóteo, tem esta característica de um combate, de um combate contra e pecado e Satanás.
Os ministros terão que se empenhar continuamente nesta luta contra os poderes que se opõem à verdade, que visam ocultá-la ou adulterá-la, de maneira que não se veja o amor de Deus na Igreja.
Cristo chama a Igreja a se edificar no amor, tal como Neemias foi chamado por Deus no passado para reedificar Jerusalém.
Tal como ele, os cristãos terão que fazer este trabalho em meio a duras oposições.
A edificação deve continuar, assim como a do templo nos dias de Zorobabel.
Cruzar os braços, ser indiferentes aos ataques dos inimigos espirituais do evangelho, não se levantar em defesa da verdade implicará na paralisação do fluir do rio de águas vivas na Igreja.
Implicará na morte das graças que foram conquistadas ao longo da caminhada cristã.
Deus mesmo permitirá isto para que o Seu povo se levante e se empenhe no bom combate da fé, de maneira que nem a Palavra e nem o nome do Senhor sejam negados.
  Himeneu e Alexandre haviam feito uma profissão de serem cristãos, mas estavam a serviço de Satanás, e por isso foram entregues justamente a ele para que ficassem exclusivamente a seu serviço, mas não mais enganando a Igreja, porque pelo ato de serem entregues a Satanás pelo apóstolo, a máscara deles foi removida perante a comunidade de fiéis, de modo que não se fiassem no ensino destas pessoas que haviam naufragado na fé, e que estavam ensinando doutrinas diferentes, contra o ensino dos apóstolos de Cristo. 
A Igreja não pode prevalecer contra as portas do inferno sem a verdade, daí a importância de se defender a verdade acima de qualquer outro interesse.
Esta é a pérola de grande valo, que é adquirida pela graça e que não deve ser negociada porque a Igreja que fizer isto se tornará pobre e miserável diante de Deus e dos homens, ainda que tenha fama, como a Igreja de Laodicéia, de ser rica e poderosa. 
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 25/11/2012
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras