Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
A Igreja É o Sustentáculo da Verdade
 
“14 Escrevo-te estas coisas, embora esperando ir ver-te em breve,
15 para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a Igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade.
16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória.”
 
Paulo esperava estar brevemente, em pessoa, com Timóteo, para dar-lhe instruções mais detalhadas quanto ao trabalho que deveria realizar em Éfeso, mas havia escrito esta epístola de maneira que ficasse plenamente convicto acerca do modo como se deve proceder na Igreja, que ele chamou de casa de Deus, e coluna e baluarte da verdade.
Assim como há regras que regem todos os lares, de igual modo há regras e critérios para serem cumpridos na casa de Deus, que é a Igreja, regras e critérios estes que foram estabelecidos pelo próprio Deus.  
Os ministros do evangelho não devem somente se preocupar em orar e pregar, eles devem também se comportar de modo compatível com a sua vocação.
O seu ofício está ligado ao seu procedimento. E Timóteo deveria saber como proceder na casa de Deus. 
A Igreja é a coluna da verdade, mas não o alicerce ou fundamento, porque este é o próprio Cristo e as Escrituras. Mas é dito que a Igreja é a coluna porque é ela que sustenta a verdade neste mundo através do seu testemunho.
Este testemunho fiel é relativo à pessoa do próprio Cristo, como Paulo o descreve no verso 16:
“E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória.”.
Paulo destaca a morte, ressurreição e ascensão de Cristo como o testemunho que estava sendo dado entre os gentios, e que deveria continuar sendo dado a eles.
  É sobretudo deste testemunho do qual estão encarregados os ministros do evangelho.
Esta é a obrigação contínua que está sobre eles e que lhes foi imposta pelo Senhor Jesus Cristo.
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 26/11/2012
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras