Tições Tirados do Fogo
Todos os cristãos são tições que foram tirados do fogo.
Tição é um pedaço de madeira que se encontrava queimando e cujo fogo foi apagado, mas que traz em si as marcas da fuligem da queima que havia sofrido.
Isto porque todos se encontravam debaixo da ira e da condenação de Deus, por causa do pecado, e sob o domínio do príncipe do inferno, que é Satanás, e que é citado neste capítulo de Zacarias, tentando se opor ao sumo sacerdote Josué, para que este não cumprisse o seu ministério nos dias de Zorobabel, quando os judeus haviam retornado de Babilônia.
Zacarias era contemporâneo do sacerdote Josué, e portanto, a visão tinha o propósito de encorajá-lo a se santificar e a realizar o seu ministério no templo, que seria reconstruído, e ser portanto, um dos principais interessados na reconstrução da casa do Senhor.
Josué estava realmente com trajes sujos, e por isso Satanás tentava se lhe opor e prevalecer contra ele.
Os trajes sujos da justiça própria.
Da incredulidade e da falta de andar nos caminhos do Senhor, e em observar as Suas ordenanças.
Por isso foi ordenado pelo Senhor que suas vestes fossem trocadas por outras limpas.
Ele seria vestido com a justiça de Cristo, que é o único traje que não pode ser sujado.
Todavia, o Senhor mandou dizer a Josué as palavras de Zac 3.7 a 10, pelas quais foi exortado a andar nos Seus caminhos e a observar os Seus mandamentos, porque se o fizesse, então julgaria a Sua casa e guardaria os Seus átrios no templo, lhe investindo no seu cargo (v. 7).
Disto aprendemos que não basta sermos justificados pela graça, mediante a fé, com a justiça de Cristo, porque a eficácia desta graça só poderá ser vista na nossa vida, caso andemos nos caminhos de Deus, guardando os Seus mandamentos, isto é, santificando as nossas vidas.
A Josué e aos demais sacerdotes e líderes, que se encontravam com ele, foi feita também a promessa da vinda do Renovo, da pedra que foi colocada diante de Josué, a única pedra de esquina que possui sete olhos (onisciência), e que sendo divina, seria por meio dela que seria tirada a iniquidade da terra num só dia (v. 9).
Esta profecia é uma afirmação direta sobre a divindade de Cristo, e como sendo Aquele que nos é dado pelo Pai, sobre o qual devemos realizar todas as Suas obras, porque é o único fundamento que nos foi dado pelo Pai.
A iniquidade que seria retirada num só dia, significa o trabalho perfeito de redenção de Jesus Cristo, por um só ato de justiça, quando morreu uma única vez, para remover a iniquidade de todos os que nEle creem, em toda a terra, naquele memorável dia da Páscoa judaica, que celebramos na Igreja com regularidade, para rememorar aquele dia da Sua morte, porque é por ela que somos lavados de todos os nossos pecados.
“1 Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.
2 Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo?
3 Ora Josué, vestido de trajes sujos, estava em pé diante do anjo.
4 Então falando este, ordenou aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estes trajes sujos. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de trajes festivos.
5 Também disse eu: Ponham-lhe sobre a cabeça uma mitra limpa. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça uma mitra limpa, e vestiram-no; e o anjo do Senhor estava ali de pe.
6 E o anjo do Senhor protestou a Josué, dizendo:
7 Assim diz o Senhor dos exércitos: Se andares nos meus caminhos, e se observares as minhas ordenanças, também tu julgarás a minha casa, e também guardarás os meus átrios, e te darei lugar entre os que estão aqui.
8 Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.
9 Pois eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos. Eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o Senhor dos exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra num só dia.
10 Naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, cada um de vós convidará o seu vizinho para debaixo da videira e para debaixo da figueira.” (Zacarias 3.1-10)