Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Capítulo Final de Números 
 
Nós temos neste 36ª capítulo de Números um novo preceito legal, que foi oriundo de outra pergunta relativa às filhas de Zelofeade, em razão das quais Deus tinha prescrito no capítulo 27 as normas de herança no caso de alguém ter morrido sem ter deixado filhos homens, ou somente filhas.
Agora estava sendo apresentada a questão de como se deveria proceder caso as mulheres herdeiras se casassem com homens de outras tribos, os quais, segundo a lei teriam o direito legítimo de anexarem a herança delas à das respectivas tribos, pois eles seriam constituídos os novos herdeiros legais.
Assim, para evitar que a herança de uma tribo passasse para a posse de outra, Deus proibiu o casamento misto entre as tribos
As cinco filhas de Zelofeade obedeceram ao mandado de Deus tendo se casado com seus primos paternos, de modo que a herança delas permaneceu na tribo a que pertencia seu pai, a saber, a tribo de Manassés.
O livro de Números é encerrado com a citação do verso 13 em que se diz que os mandamentos e preceitos que ele contém foram ordenados pelo Senhor aos israelitas por meio Moisés, quando eles se encontravam nas planícies de Moabe, junto ao Jordão, na altura de Jericó.
Como vemos no livro de Deuteronômio, foi nesta região, mais precisamente no monte Nebo, em que Moisés morreria, não sem ter antes escrito o livro de Números e o próprio livro de Deuteronômio, que foi também escrito no último ano de sua vida.
Como está registrado no próprio livro de Deuteronômio, as palavras que nele estão registradas foram proferidas por Moisés a partir do primeiro dia do décimo primeiro mês, do quadragésimo ano (Dt 1.3).
 
 
 
“1 Chegaram-se então os cabeças das casas paternas da família dos filhos de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, das famílias dos filhos de José, e falaram diante de Moisés, e diante dos príncipes, cabeças das casas paternas dos filhos de Israel,
2 e disseram: O Senhor mandou a meu senhor que por sortes repartisse a terra em herança aos filhos de Israel; e meu senhor recebeu ordem do senhor de dar a herança do nosso irmão Zelofeade às filhas deste.
3 E, se elas se casarem com os filhos das outras tribos de Israel, então a sua herança será diminuída da herança de nossos pais, e acrescentada à herança da tribo a que vierem a pertencer; assim será tirada da sorte da nossa herança.
4 Vindo também o ano do jubileu dos filhos de Israel, a herança delas será acrescentada à herança da tribo a que pertencerem; assim a sua herança será tirada da herança da tribo de nossos pais.
5 Então Moisés falou aos filhos de Israel, segundo a palavra do senhor, dizendo: A tribo dos filhos de José fala o que é justo.
6 Isto é o que o senhor ordenou acerca das filhas de Zelofeade, dizendo: Casem com quem bem parecer aos seus olhos, contanto que se casem na família da tribo de seu pai.
7 Assim a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo, pois os filhos de Israel se apegarão cada um a herança da tribo de seus pais.
8 E toda filha que possuir herança em qualquer tribo dos filhos de Israel se casará com alguém da família da tribo de seu pai, para que os filhos de Israel possuam cada um a herança de seus pais.
9 Assim nenhuma herança passará de uma tribo a outra, pois as tribos dos filhos de Israel se apegarão cada uma à sua herança.
10 Como o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram as filhas de Zelofeade;
11 pois Macla, Tirza, Hogla, Milca e Noa, filhas de Zelofeade, se casaram com os filhos de seus tios paternos.
12 Casaram-se nas famílias dos filhos de Manassés, filho de José; assim a sua herança permaneceu na tribo da família de seu pai.
13 São esses os mandamentos e os preceitos que o Senhor ordenou aos filhos de Israel por intermédio de Moisés nas planícies de Moabe, junto ao Jordão, na altura de Jericó.” (Nm 36.1-13).
 
 
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 23/12/2012
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras