Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
O Nome Escrito na Pedra Branca – Apocalipse 2.12-17


 
12 Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes:
13 Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; mas reténs o meu nome e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14 entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem.
15 Assim tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas.
16 Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” (Apocalipse 2.12-17)

 
A Igreja de Pérgamo tinha em sua membresia, cristãos que viviam na impureza e na avareza, que eram características destacadas em Balaão, e também um grupo de licenciosos em relação à graça, porque conforme a tradição, a doutrina dos nicolaítas consistia num cristianismo de concessões à carne, ao mundo e ao pecado, sob o argumento de que a graça de Cristo já cobriu de uma vez por todas qualquer imputação do juízo de Deus aos cristãos; de forma que eles podem viver na carne, no pecado e amando o mundo, desde que confessem que são de Cristo.   

Todavia, a liderança de Pérgamo (anjo da Igreja - pastor) permanecia retendo o nome de Cristo e não havia negado sua fé, mesmo quando um cristão fiel daquela Igreja havia sido perseguido até à morte, porque aquela Igreja funcionava numa área difícil para o evangelho, porque havia nela um principado satânico instalado, ao qual Jesus chama de trono de Satanás.
O pastor permanecia fiel com alguns cristãos daquela Igreja, mas não confrontava os cristãos que andavam de braços dados com as falsas doutrinas e com a luxúria da carne. 
Por isso, Jesus se apresentou ao mesmo, como sendo “aquele que tem a espada aguda de dois gumes”, a saber, a Palavra de Deus.
Porque é dever dos ministros fazer valer a  Palavra de disciplina de Cristo na Igreja.

Como estava havendo concessão da parte da liderança, quanto ao pecado, apesar da própria liderança permanecer fiel a Cristo, no entanto, Ele advertiu a tal liderança e exortou a Igreja ao arrependimento, de maneira que, caso não se arrependesse, o Senhor disse que viria em breve contra os cristãos rebeldes e pelejaria contra eles com a espada da Sua boca.
Isto significa que eles seriam confrontados com a Palavra da verdade, não para bênção, mas para correção e juízo.
Em vez de louvor, eles seriam repreendidos pela Palavra, e julgados em suas más obras, mediante o padrão da Palavra.
Àqueles que vencessem o pecado, pelo atendimento à convocação ao arrependimento, Cristo fez a promessa que receberiam do maná escondido, e uma pedra branca com um novo nome escrito, que ninguém conhece senão somente aquele que o recebesse.    

Ora, quando se deixa a Palavra e a vida de santidade, o cristão morre espiritualmente, porque não pode ser alimentado senão com a Palavra.
Cristo tem prometido saciar a todos os que tiverem fome e sede da justiça do reino de Deus, que está revelada na Sua Palavra.
A Palavra será então, o alimento que os fortificará. O maná escondido, que é o próprio Cristo, o pão que desceu do céu, e pelo qual temos vida espiritual eterna.  
Os que estão se alimentando assim de Cristo são distinguidos por Ele com um novo nome, escrito numa rocha, para que não seja apagado.

A pedra é branca, indicando que receberam tal nome distintivo por causa de terem se purificado do pecado.

Eles terão conhecimento disto em espírito; desta distinção honrosa que Cristo faz deles, ainda que outros não o saibam ou o reconheçam.    
 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho Testamento no seguinte link:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Veja tudo sobre as Escrituras do Novo Testamento no seguinte link:
http://livrono.blogspot.com.br/

A Igreja tem testemunhado a redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.
Veja várias mensagens sobre este testemunho nos seguintes links:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.
Veja a apresentação destas condições no seguinte link:
http://aguardandovj.blogspot.com.br/ 
 

 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 29/12/2012
Alterado em 05/08/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras