Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
A Ação Preventiva do Senhor Conduz os Justos – I Samuel 29
 
Nós vemos no 29º capítulo de I Samuel, que a providência de Deus impediu que Davi subisse à batalha com os filisteus, pois não sabia que estava já determinada pelo Senhor a morte de Saul naquela batalha, e Davi em razão da sua lealdade, certamente não deixaria de lutar contra os israelitas, caso descesse à peleja, e isto em muito arruinaria a sua subida ao trono, pois como se justificaria a entronização de um rei que havia lutado contra o seu próprio povo?
Vemos assim, que mesmo um ministro sábio e prudente como Davi, está sujeito a errar em suas deliberações e se não fosse a intervenção da providência divina, em diversas situações, seriam muitos os ministérios que seriam de todo arruinados, até mesmo antes de serem iniciados.
Deus nos envia as provas, mas também juntamente com elas o escape:
“Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar (I Cor 10.13).
Nós só podemos então entender o desagrado dos demais chefes dos filisteus em que Davi subisse com eles à batalha, apesar da insistência de Aquis que ele o fizesse, como procedente do Senhor, para que não fosse prejudicado o seu plano de fazer de Davi rei de Israel, ao mesmo tempo que o livrou de ser morto por eles juntamente com os seus homens, por terem lembrado na ocasião que fora justamente ele quem havia ferido mortalmente a muitos filisteus no passado.        
Então os demais príncipes filisteus insistiram com Aquis que ele fizesse Davi retornar com seus homens a Ziclague, apesar do testemunho da firme lealdade de Davi da qual Áquis lhes falara.
E nós podemos deslumbrar por suas palavras no verso 9, um pouco do caráter e da doçura de Davi, que quando na presença dele devia entoar os seus cânticos de louvor e adoração a Deus tocando a sua harpa: “Respondeu, porém, Áquis e disse a Davi: Bem o sei; e, na verdade, aos meus olhos és bom como um anjo de Deus.”.
Todos os cristãos deveriam ser mais ousados no seu testemunho cristão, não se envergonhando do evangelho e de revelarem ao mundo, o modo como adoram e servem ao Senhor, e testemunhando aos incrédulos toda a verdade, não temendo lhes falar acerca do pecado e da santidade que há no Senhor, e que Ele exige de todas as pessoas, como também da justificação que há em Cristo, do trabalho de regeneração do Espírito Santo, habitando no coração, e até mesmo sobre o juízo que aguarda a todos aqueles que não se arrependerem de seus pecados, e que não viverem para dar glória a Deus.
Tudo isto deve ser testemunhado, não por motivo de ira, mas por amor a eles, na expectativa de que se convertam a Deus, para escaparem da condenação eterna e viverem de modo que traga honra e glória ao Senhor.
Certamente, foi também o Senhor que fez com que Davi achasse graça aos olhos de Aquis, de modo que se apegou totalmente a ele. Isto lhe seria segurança enquanto estivesse junto aos filisteus.
Quando Davi soube da decisão dos príncipes dos filisteus em relação a ele, ainda insistiu com Aquis para ir à batalha, mas foi dissuadido finalmente da possibilidade de fazê-lo, e não sabia que a mão do Senhor estava naquilo tudo. Assim se dá com todos os servos de Deus, pois não podem entender muitas coisas que o Senhor faz agora com eles, mas entenderão depois (Jo 13.7). 
 
 
 
“1 Os filisteus ajuntaram todos os seus exércitos em Afeque; e acamparam-se os israelitas junto à fonte que está em Jizreel.
2 Então os chefes dos filisteus se adiantaram com centenas e com milhares; e Davi e os seus homens iam com Áquis na retaguarda.
3 Perguntaram os chefes dos filisteus: que fazem aqui estes hebreus? Respondeu Áquis aos chefes dos filisteus: Não é este Davi, o servo de Saul, rei de Israel, que tem estado comigo alguns dias ou anos? e nenhuma culpa tenho achado nele desde o dia em que se revoltou, até o dia de hoje.
4 Mas os chefes dos filisteus muito se indignaram contra ele, e disseram a Áquis: Faze voltar este homem para que torne ao lugar em que o puseste; não desça ele conosco à batalha, a fim de que não se torne nosso adversário no combate; pois, como se tornaria este agradável a seu senhor? porventura não seria com as cabeças destes homens?
5 Este não é aquele Davi, a respeito de quem cantavam nas danças: Saul feriu os seus milhares, mas Davi os seus dez milhares?
6 Então Áquis chamou a Davi e disse-lhe: Como vive o Senhor, tu és reto, e a sua entrada e saída comigo no arraial é boa aos meus olhos, pois nenhum mal tenho achado em ti, desde o dia em que vieste ter comigo, até o dia de hoje; porém aos chefes não agradas.
7 Volta, pois, agora, e vai em paz, para não desagradares os chefes dos filisteus.
8 Ao que Davi disse a Áquis: Por quê? que fiz eu? ou, que achaste no teu servo, desde o dia em que vim ter contigo, até o dia de hoje, para que eu não vá pelejar contra os inimigos do rei meu senhor?
9 Respondeu, porém, Áquis e disse a Davi: Bem o sei; e, na verdade, aos meus olhos és bom como um anjo de Deus; contudo os chefes dos filisteus disseram: Este não há de subir conosco à batalha.
10 Levanta-te, pois, amanhã de madrugada, tu e os servos de teu senhor que vieram contigo; e, tendo vos levantado de madrugada, parti logo que haja luz.
11 Madrugaram, pois, Davi e os seus homens, a fim de partirem, pela manhã, e voltarem à terra dos filisteus; e os filisteus subiram a Jizreel.” (I Sm 29.1-11)
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 06/01/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras