Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
 
 
A Segunda Multiplicação dos Pães – Mateus 15.29-39
 
“29 Partindo Jesus dali, chegou ao pé do mar da Galileia; e, subindo ao monte, sentou-se ali.
30 E vieram a ele grandes multidões, trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e outros muitos, e lhos puseram aos pés; e ele os curou;
31 de modo que a multidão se admirou, vendo mudos a falar, aleijados a ficar sãos, coxos a andar, cegos a ver; e glorificaram ao Deus de Israel.
32 Jesus chamou os seus discípulos, e disse: Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que eles estão comigo, e não têm o que comer; e não quero despedi-los em jejum, para que não desfaleçam no caminho.
33 Disseram-lhe os discípulos: Donde nos viriam num deserto tantos pães, para fartar tamanha multidão?
34 Perguntou-lhes Jesus: Quantos pães tendes? E responderam: Sete, e alguns peixinhos.
35 E tendo ele ordenado ao povo que se sentasse no chão,
36 tomou os sete pães e os peixes, e havendo dado graças, partiu-os, e os entregava aos discípulos, e os discípulos à multidão.
37 Assim todos comeram, e se fartaram; e do que sobejou dos pedaços levantaram sete alcofas cheias.
38 Ora, os que tinham comido eram quatro mil homens além de mulheres e crianças.
39 E havendo Jesus despedido a multidão, entrou no barco, e foi para os confins de Magadã.” (Mateus 15.29-39)
 
Ao retornar dos termos de Tiro e Sidom, nosso Senhor chegou ao pé do Mar da Galileia e subiu o monte. 
“E vieram a ele grandes multidões, trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e outros muitos, e lhos puseram aos pés; e ele os curou.”
Isto durou por espaço de três dias, e tendo compaixão deles, nosso Senhor não quis despedi-los em jejum, para que não desfalecessem pelo caminho, ao retornarem às suas casas.
Os discípulos, que já tinham testemunhado anteriormente, o milagre da multiplicação de 5 pães e 2 peixes, com os quais foram alimentados cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças, não tiveram fé suficiente para crer na repetição do mesmo milagre, e mais uma vez questionaram a Jesus quanto à improcedência, segundo eles, do desejo manifestado por Ele, dizendo:
“Donde nos viriam num deserto tantos pães, para fartar tamanha multidão?”
Todavia, nosso Senhor não se ocupou em lhes dar qualquer tipo de esclarecimento ou repreensão e foi direto ao lhes perguntar quantos pães eles tinham. Responderam que apenas sete, e alguns peixinhos. 
Muitas vezes, a providência divina entrará na vida dos cristãos sem lhes pedir licença, ou consultá-los se acham conveniente ou não o que necessita ser feito, e Deus lhes abençoará, apesar do endurecimento deles para poderem compreender a Sua mente divina.
Graças a Deus, que Ele opera de tal modo, senão estaríamos perdidos em nossas necessidades, dificuldades e problemas, que Ele resolve pela Sua livre iniciativa e misericórdia, muitas vezes multiplicando os poucos recursos que possuímos, tal como fizera com aqueles sete pães e alguns peixinhos, para alimentar com eles cerca de quatro mil homens, além de mulheres e crianças. 
Depois de ter dado das migalhas que caíam da Sua mesa à mulher cananeia, nosso Senhor deu um grande banquete aos filhos de Israel, porque o Seu ministério terreno, deveria ser realizado junto aos judeus, pelas razões que já comentamos anteriormente, em outras passagens.
Desta vez, foram recolhidos sete cestos de sobras, depois que todos se fartaram.
O Senhor proveu todas as necessidades daquela multidão e partiu através do mar da Galileia para outra região, a de Magadã.


 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho Testamento no seguinte link:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Veja tudo sobre as Escrituras do Novo Testamento no seguinte link:
http://livrono.blogspot.com.br/

A Igreja tem testemunhado a redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.
Veja várias mensagens sobre este testemunho nos seguintes links:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.
Veja a apresentação destas condições no seguinte link:
http://aguardandovj.blogspot.com.br/ 
 

 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 12/01/2013
Alterado em 10/07/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras