Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
 
Os Fariseus e Saduceus Pedem um Sinal – Mateus 16.1-4
 
“1 Então chegaram a ele os fariseus e os saduceus e, para o experimentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu.
2 Mas ele respondeu, e disse-lhes: Ao cair da tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro.
3 E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Ora, sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos?
4 Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas. E, deixando-os, retirou-se.” (Mateus 16.1-4)
 
Mateus registra um novo pedido de sinal a Jesus, agora tanto da parte dos fariseus, quanto dos saduceus, os dois maiores partidos religiosos que existiam em Israel nos dias do Senhor.
Eles pediram um sinal do céu, ou seja, algo parecido com o que Deus havia feito nos dias de Moisés, diante de toda a nação israelita, reunida ao pé do Monte Sinai, quando eles não somente viram as densas nuvens, o fogo e os relâmpagos que envolviam o monte, como também ouviram trovões, e a voz do próprio Deus pronunciando os dez mandamentos.
Então eles queriam que Jesus comprovasse que havia sido enviado a Israel, tanto como Moisés no passado, através de algum sinal desta magnitude.
Já comentamos anteriormente, que a quase totalidade daquela geração dos dias de Moisés, era formada por pessoas incrédulas que haviam tombado no deserto, e nenhuma das maravilhas que Deus havia feito nos dias deles, desde os grandes juízos que havia manifestado sobre o Egito na forma de pragas, e todo o cuidado providencial que havia demonstrado para com eles, como por exemplo o maná que eles colheram por cerca de 40 anos, que lhes vinha diretamente do céu, em nada contribuíram para a conversão deles.
Continuaram no endurecimento do pecado e não dispuseram seus corações para guardarem os mandamentos que Deus lhes havia dado através de Moisés.
A geração dos dias do ministério de nosso Senhor não era melhor do que a que foi contemporânea de Moisés. Então, nenhuma maravilha extraordinária seria feita diante dos olhos de toda a nação, quando o evangelho começasse a ser pregado a eles.
Na verdade, isto não seria feito para nenhuma nação do mundo, porque o modo de aplicação do evangelho às vidas é pelo trabalho silencioso do Espírito Santo nos corações, pela fé que é despertada pela pregação do evangelho.
Os homens devem aprender a discernir os sinais do tempo, pelo cumprimento de todas as coisas que haviam sido prometidas por Deus, desde os dias mais remotos, especialmente os juízos que trouxe sobre o mundo, e particularmente sobre Israel, por meio do ministério dos profetas.
A expulsão deles da própria terra, nos cativeiros assírio e babilônico, e a sua restauração, prometidas, na própria Lei de Moisés, era uma evidência mais do que suficiente de que havia chegado o tempo da sua visitação pelo Messias prometido.
Os judeus sabiam discernir os sinais do tempo natural, mas não se aplicavam em discernir os sinais do tempo espiritual e sobrenatural. Como poderiam fazê-lo, se o coração deles estava somente nas coisas terrenas, e não nas celestiais?
Além disso, eles estavam desprezando todos os milagres e maravilhas que Jesus estava realizando, bem como não abriram seus corações para entenderem que ninguém, senão, um ser divino, poderia falar as coisas que Ele estava pregando.
Então, nenhum outro sinal especial lhes seria dado, além daqueles que Deus havia previsto em Sua soberania, e que culminariam com a ressurreição de Cristo, depois de passados três dias a contar da Sua morte.   
 

 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho Testamento no seguinte link:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Veja tudo sobre as Escrituras do Novo Testamento no seguinte link:
http://livrono.blogspot.com.br/

A Igreja tem testemunhado a redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.
Veja várias mensagens sobre este testemunho nos seguintes links:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.
Veja a apresentação destas condições no seguinte link:
http://aguardandovj.blogspot.com.br/ 
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 12/01/2013
Alterado em 10/07/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras