Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
 
 
O Fermento dos Fariseus e Saduceus – Mateus 16.5-12
 
“5 Quando os discípulos passaram para o outro lado, esqueceram-se de levar pão.
6 E Jesus lhes disse: Olhai, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.
7 Pelo que eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão.
8 E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós por não terdes pão, homens de pouca fé?
9 Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para os cinco mil, e de quantos cestos levantastes?
10 Nem dos sete pães para os quatro mil, e de quantas alcofas levantastes?
11 Como não compreendeis que não nos falei a respeito de pães? Mas guardai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.
12 Então entenderam que não dissera que se guardassem, do fermento dos pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.” (Mateus 16.5-12)
 
No texto paralelo do evangelho de Marcos, nós vemos que logo depois de Jesus ter repreendido os fariseus e saduceus, ele retornou através do mar da Galileia, para a cidade de Betsaida, que ficava do outro lado do referido mar.
Foi neste trajeto, quando se encontrava no barco com Seus discípulos, que lhes disse para se acautelarem do fermento dos fariseus e dos saduceus.
O espírito de nosso Senhor ainda estava ponderando a causa da incredulidade dos fariseus e dos saduceus, e sabendo que a doutrina e a hipocrisia deles poderia causar o mesmo endurecimento de coração em Seus discípulos, fez-lhes tal advertência.
Ninguém está livre de perder o que tem alcançado em Cristo, com esforço.
Lembramos das palavras de Lutero, em seu comentário da Epístola aos Gálatas, quanto a isto, quando permitimos que falsas doutrinas penetrem o seio da Igreja.   
São palavras do reformador:
“Paulo expressa no verso 6 de Gálatas: “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;”. O seu lamento é pelo fato de quão difícil é para a mente reter uma fé sã e firme.
Um homem trabalha durante uma década, antes dele ter sucesso treinando a sua pequena igreja para que ela possa estar em ordem, e então algum potro ignorante e viciado age para subverter num só minuto todo o trabalho paciente de anos.
Pela graça de Deus nós efetuamos aqui em Wittenberg a forma de uma igreja cristã. A Palavra de Deus é ensinada como deveria ser, os sacramentos são administrados, e tudo prospera.
Esta condição feliz, alcançada em muitos anos de trabalhos árduos, qualquer lunático poderia deteriorar num só momento. Isto aconteceu nas igrejas da Galácia, que Paulo tinha trazido em vida em trabalho espiritual. Porém, logo em seguida à partida dele, estas igrejas da Galácia foram lançadas em confusão pelos falsos apóstolos.   
A igreja é uma planta tenra que deve ser cuidada.
Pessoas ouvem um par de sermões, esquadrinham algumas páginas da Santa Escritura, e pensam que eles sabem tudo.
Eles são corajosos porque eles nunca passaram por qualquer tentação da fé. Sem o Espírito Santo, eles ensinam o que lhes agrada contanto que soe bem às pessoas comuns que sempre estão prontas para se unir a algo novo.  
Nós temos que vigiar em todo o tempo porque o diabo semeia o joio entre o trigo enquanto nós dormimos. 
É interessante observar que o apóstolo não diz que estava maravilhado com o quanto os gálatas eram instáveis e infiéis, mas que tivessem se afastado tão rapidamente.
Ele não se dirigiu a eles como malfeitores, mas como pessoas que haviam sofrido uma grande perda. 
Ele não os condenou mas aqueles que os haviam afastado do evangelho.
Mas Paulo foi claro e honesto em dizer-lhes que caso tivessem se firmado melhor na Palavra eles não poderiam ter sido afastados tão facilmente.” 
Era este tipo de cuidado a que se refere Lutero, que nosso Senhor queria inculcar nos discípulos, não apenas em relação à apostasia pessoal deles, mas sobretudo em relação aos prejuízos que seriam trazidos à Igreja que teriam o encargo de supervisionar, depois da Sua partida para a glória celestial.
Jesus havia acabado de repreender os fariseus e os saduceus por não saberem discernir os sinais relativos às dispensações do tempo espiritual, e agora, Ele é surpreendido com a mesma falta de discernimento que ainda havia nos discípulos, porque aos lhes falar de fermento dos fariseus e saduceus, pensaram que estava se referindo a pão natural.
Ele lhes repreendeu quanto a estarem endurecidos, porque haviam visto em duas ocasiões distintas, o modo sobrenatural como havia alimentado milhares de pessoas, com apenas poucos pães e peixes, que Ele havia multiplicado miraculosamente, e como poderia estar preocupado com a falta de pão na viagem que estavam fazendo para o outro lado do mar da Galileia? 
Muitas vezes ficamos tão envolvidos com aquilo que é material, que nos tornamos cegos quanto ao grande poder do Senhor para prover todas as coisas, ainda que tenhamos tido o privilégio de testemunhar os Seus feitos poderosos recentemente. 
A fé demanda vigilância espiritual.
Se descuidamos na vigilância, a fé nos faltará e não poderemos discernir as coisas espirituais de modo conveniente.
Devemos sempre trazer em memória as muitas misericórdias do Senhor das quais fomos alvo, para que no dia da provação, não nos esqueçamos de que Ele permanece o mesmo, não muda, e que por fim tornará a nos fazer o bem, como sempre fizera antes.
 

 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho Testamento no seguinte link:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Veja tudo sobre as Escrituras do Novo Testamento no seguinte link:
http://livrono.blogspot.com.br/

A Igreja tem testemunhado a redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.
Veja várias mensagens sobre este testemunho nos seguintes links:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.
Veja a apresentação destas condições no seguinte link:
http://aguardandovj.blogspot.com.br/ 
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 12/01/2013
Alterado em 10/07/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras