Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
A Cura de Dois Cegos de Jericó – Mateus 20.29-34
 
“29 Saindo eles de Jericó, seguiu-o uma grande multidão;
30 e eis que dois cegos, sentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós.
31 E a multidão os repreendeu, para que se calassem; eles, porém, clamaram ainda mais alto, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós.
32 E Jesus, parando, chamou-os e perguntou: Que quereis que vos faça?
33 Disseram-lhe eles: Senhor, que se nos abram os olhos.
34 E Jesus, movido de compaixão, tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista, e o seguiram.”
 
É digno de destaque nesta passagem que os cegos curados passaram a seguir a Jesus, indicando que não  foram somente curados como muitos haviam sido curados por Ele de suas enfermidades físicas, mas que também se converteram.
Muitos são curados por Jesus mas não o seguem.
Todavia, destes cegos é dito que seguiram a Jesus.
Marcos e Lucas, destacam no registro paralelo a esta passagem, apenas a cura do cego filho de Timeu, no hebraico Bartimeu. (Mc 10.46-52; Lc 18.35-43)
 
Lucas registra em seu evangelho que ele não somente passou a seguir a Jesus, como também glorificava a Deus:
“Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.” (Lc 18.43)     
Tal era o clamor que os dois cegos mendigos (Lc 18.35) faziam, pedindo que Jesus tivesse misericórdia deles, que muitos na multidão os repreendiam ordenando que se calassem. 
Todavia, em vez de calarem, clamavam ainda mais alto, e com isto conseguiram o objetivo deles de que nosso Senhor parasse de caminhar para atendê-los.
Devemos seguir o exemplo destes cegos, toda vez que pessoas, as circunstâncias desta vida, ou demônios, nos repreendam ou desencorajem quando clamamos ao Senhor para que nos socorra. Em vez de ficarmos intimidados devemos colocar mais fervor em nossas orações até que consigamos a Sua atenção.
Quando Jesus perguntou aos cegos o que queria que lhes fizesse, não era uma pergunta para uma resposta óbvia que Ele estava fazendo.
Devemos estar conscientes da nossa enfermidade, e desejosos de sermos curados dela, para que possamos ser atendidos pelo Grande Médico Jesus Cristo.
Isto se aplica especialmente à enfermidade do pecado, da qual não poderemos ser curados se não estivermos plenamente convencidos, pelo Espírito Santo, da realidade de que somos pecadores necessitados de cura, e que somente Jesus pode nos curar deste terrível mal, que produz a morte tanto espiritual quanto eterna.
É possível que os cegos não soubessem que seriam também curados da cegueira espiritual quando Jesus lhes tocasse os olhos e lhes restaurasse a visão natural.
Os olhos espirituais de ambos, já estavam sendo abertos quando reconheceram que Jesus é o Filho de Davi, que carregava consigo as promessas relativas à casa de Davi, para restaurá-la e firmá-la para todo o sempre. Eles recorreram com fé a Ele, e deram-Lhe com esta fé, a honra de afirmarem que criam que era poderoso para lhes restaurar a visão.
Quando cremos no Senhor deste mesmo modo, tributando-Lhe pela fé, a honra que é devida ao Seu grande nome e poder, o resultado sempre será este de sermos curados e salvos.
 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho Testamento no seguinte link:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Veja tudo sobre as Escrituras do Novo Testamento no seguinte link:
http://livrono.blogspot.com.br/

A Igreja tem testemunhado a redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.
Veja várias mensagens sobre este testemunho nos seguintes links:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.
Veja a apresentação destas condições no seguinte link:
http://aguardandovj.blogspot.com.br/ 
 

 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 14/01/2013
Alterado em 10/07/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras