Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Jesus Ungido em Betânia – Mateus 26.6-13
 
“6 Estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,
7 aproximou-se dele uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de bálsamo precioso, e lho derramou sobre a cabeça, estando ele reclinado à mesa.
8 Quando os discípulos viram isso, indignaram-se, e disseram: Para que este desperdício?
9 Pois este bálsamo podia ser vendido por muito dinheiro, que se daria aos pobres.
10 Jesus, porém, percebendo isso, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? pois praticou uma boa ação para comigo.
11 Porquanto os pobres sempre os tendes convosco; a mim, porém, nem sempre me tendes.
12 Ora, derramando ela este bálsamo sobre o meu corpo, fê-lo a fim de preparar-me para a minha sepultura.
13 Em verdade vos digo que onde quer que for pregado em todo o mundo este evangelho, também o que ela fez será contado para memória sua.”
 
Na passagem paralela a esta no evangelho de João nós vimos que nosso Senhor havia chegado a Betânia, seis dias antes da Páscoa, cidade na qual residia Lázaro, a quem Ele há havia ressuscitado (Jo 12.1).
Nesta mesma passagem paralela é dito que Ele se encontrava agora na casa de Simão, o leproso, na mesma cidade de Betânia, e esta mulher que Lhe derramou o bálsamo precioso sobre a cabeça, é identificada por João, em seu evangelho, como sendo Maria, irmã de Lázaro. 
Mateus diz que todos os discípulos ficaram indignados com o que consideraram um desperdício, mas João destaca apenas a falsa indignação de Judas, porque na verdade, queria vender o bálsamo com uma intenção maligna de roubar o dinheiro da venda, motivação esta que não era a mesma de nenhum dos demais apóstolos, motivo porque João registrou apenas a reação de Judas ao gesto de Maria. 
Eles não haviam percebido a mão de Deus naquela ação, porque foi uma unção para o sepultamento de Jesus, a qual confirmava profeticamente a Sua morte.
Era um sinal da parte do Pai que lhes estava sendo dado, e eles não perceberam.
Estavam pensando em fazer a vontade de Deus a seu modo.
Queriam fazer beneficência aos pobres com o dinheiro da venda do bálsamo, mas Deus tinha outros planos para o uso daquele bálsamo, e Maria compreendeu perfeitamente esta vontade e a executou.
Quantas vezes erramos na realização dos serviços que julgamos estar fazendo em nome de Deus e para alcançar os perdidos, e especialmente para a Sua Igreja, quando agimos por nossa própria conta e não segundo o mover do Espírito, fazendo aquilo que julgamos ser da vontade de Deus.  
  É até possível que estas coisas sejam lícitas e boas em sua própria natureza, como o cuidado dos discípulos pelos pobres, mas aquela não era uma hora para se pensar nos pobres, senão em apoiarem o Senhor com o cuidado deles e oração em Seu favor, em face dos grandes sofrimentos que Lhe aguardavam.
Maria teve tal sensibilidade, enquanto eles ainda estavam endurecidos, e permaneceriam assim até o momento da ceia que o Senhor faria com eles na noite em que foi traído, porque discutiam entre si qual deles seria o maior no reino dos céus.
Estavam preocupados com os seus próprios interesses e não com os do Seu Senhor.       
Devemos vigiar portanto, para não sermos achados, tal como eles, fazendo aquilo que julgamos ser a vontade do Senhor, quando na verdade não passa de realização da nossa própria vontade. 
A boa ação de Maria está contida na narrativa do evangelho para honra dela, conforme nosso Senhor havia dito que deveria ser feito, porque há no que ela fez um grande ensinamento quanto ao modo de se proceder em relação ao Senhor e à Sua obra, conforme já temos comentado, ou seja, fazendo tudo por Ele e para Ele, e segundo a instrução e iluminação do Espírito Santo.
Não devemos ser movidos por sentimentalismo,  ou por qualquer outro tipo de motivação, na realização da obra do Senhor, senão fazendo todas as coisas segundo a vontade de Deus e para a Sua exclusiva glória, conforme a visão celestial que nos for dada pelo Espírito, para a execução de tais obras, sejam elas de qual natureza for. 
  
 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho Testamento no seguinte link:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Veja tudo sobre as Escrituras do Novo Testamento no seguinte link:
http://livrono.blogspot.com.br/

A Igreja tem testemunhado a redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.
Veja várias mensagens sobre este testemunho nos seguintes links:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.
Veja a apresentação destas condições no seguinte link:
http://aguardandovj.blogspot.com.br/ 
 

 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 19/01/2013
Alterado em 10/07/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras