Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Introdução a 2 Timóteo 
 
Esta epístola foi endereçada por Paulo a Timóteo, por quem ele tinha afeto como um pai a seu filho, porque lhe servia no evangelho como um verdadeiro filho espiritual.
Mas o motivo do endereçamento da epístola a Timóteo não era sentimental, mas relativo à necessidade de fortalecimento e encorajamento espiritual de Timóteo para a obra do ministério.
Paulo e Timóteo eram ministros do evangelho, e estando o apóstolo às portas do martírio escreveu a Timóteo para confirmá-lo naquelas coisas que ele já conhecia quanto à obra do Senhor relativa à Sua Igreja, bem como para lembrar-lhe que Deus lhe daria entendimento de todas as coisas nas quais necessitava ainda ser instruído, caso se mantivesse fiel à Sua vontade.
 É importante saber que apesar de Timóteo ter sido um pastor de pastores por muito tempo, juntamente com Paulo, ele necessitava ainda receber humildemente instruções específicas relativas às coisas que deveria fazer para dar continuidade ao ministério.
Se alguém que foi instruído diretamente pelo apóstolo, e que conviveu com ele por vários anos, realizando a mesma obra, necessitava ainda de ser exortado e atender às coisas que eram necessárias para o cumprimento do seu ministério, quanto mais nós, independentemente do ponto de maturidade que tivermos alcançado, necessitamos ser instruídos continuamente pelo Senhor e pela Sua Palavra. 
A humildade para aprender a fazer a obra do Senhor é portanto um requisito necessário para qualquer ministro do evangelho, ao longo de toda a sua vida. 
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 24/01/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras