Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
COMO E PORQUE SER ESPIRITUAL E NÃO CARNAL
– Parte 5
A chamada do Senhor Jesus é para nos libertar do poder de nossos afetos naturais de maneira que não sejamos guiados por eles em nossas decisões, mas pela Palavra.
Assim, Ele disse em Mt 10.37: "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.".
Em Lucas 14:26 e 27 está escrito: "Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo.".
Em Mateus Ele mostra para o cristão a escolha que ele deveria fazer relativa ao seu próprio afeto: ele deveria amar o Senhor mais do que à sua família.
Em Lucas mostra além disso, qual atitude que o cristão deveria ter em relação ao seu próprio viver pela alma (porque aqui neste texto a palavra para vida é também psiquê no original grego, que significa alma), e ele deve odiar esta atitude de viver pela alma, pois Jesus diz que ele deve aborrecer a sua própria vida (Lc 14.26) de maneira a amar viver pelo espírito em obediência a Deus e à Sua vontade.
Este viver pela alma traz sérios problemas e até mesmo impede uma vida de comunhão com o Senhor e com o próximo, pois qualquer arranhão na comunicação, trará decisões não perdoadoras e não amáveis ´pr arte daqueles que são dirigidos por emoções e sentimentos.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 31/01/2013