Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
COMO E PORQUE SER ESPIRITUAL E NÃO CARNAL
 – Parte 13
 
O apóstolo Paulo nos diz que se o homem natural não pode discernir  as realidades espirituais, no entanto somente o homem espiritual  pode  compreendê-las, porque ele discerne bem a tudo que nos tem sido dado gratuitamente  por Deus, por meio de Jesus Cristo, porque sendo espiritual ele terá a revelação destas coisas em sua  vida, pelo Espírito Santo (I Cor 2.15).
Somente o homem espiritual que tem a  mente de Cristo pode conhecer a mente do Senhor, porque não é propriamente a  sua mente natural que lhe propicia tal conhecimento, mas a revelação do Espírito Santo que é feita ao seu espírito revivificado (v. 16).
Portanto, é necessário vigiar para que  o nosso espírito não esteja inativo ao mesmo tempo que a nossa mente esteja muito ativa e até mesmo por um longo período, ocupada em entender a verdade revelada na Palavra.
Por isso a  própria Bíblia nos ordena que não sejamos meramente ouvintes  da  Palavra,  mas praticantes, isto é, que não devemos ficar satisfeitos apenas com entender a verdade com a mente, mas experimentar a verdade pelo poder do Espírito, para que possamos ter o conhecimento real e experimental das  coisas espirituais às quais a Palavra se refere.
E nós já vimos antes que este verdadeiro  conhecimento que é real e experimental não é adquirido meramente por aquilo que aprendemos com a nossa mente, mas aquilo que aprendemos por revelação do Espírito  em  experiências reais em nossa vida.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 31/01/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras