O VENCEDOR NA VIDA - Parte 5
Não há nenhum outro caminho para a carne senão ser levada à cruz.
Não importa quão capaz é a carne de fazer o bem, de pensar e planejar, e de ganhar o louvor dos homens, porque aos olhos de Deus, tudo aquilo que é originado da carne tem a inscrição em letras maiúsculas: "MORTE".
"Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser" (Rom. 8:6,7).
A carne está completamente contra Deus e não tem nenhuma possibilidade de ser entrosada com Deus.
Viver na carne significa viver pela própria energia independentemente de Deus, daí a incompatibilidade que há entre a carne e tudo aquilo que se refere a Deus, que é espírito.
A alma daqueles que vivem na carne está em rebelião contra o Senhor, contra a Sua vontade e Palavra, e é fortalecida nesta sua resistência ao Espírito quando a pessoa não possui uma mente que tenha sido renovada.
Mas naqueles em que houve um tratamento da alma pela cruz, pela crucificação da carne com as suas paixões, e pelo hábito continuado deles de procurarem fazer a vontade do Senhor, a alma é uma boa serva do espírito, e mesmo quando este está em silêncio, a alma e a mente continuarão se ocupando daquilo que é do interesse de Deus, e vigiará contra Satanás, contra o pecado e contra as investidas do mundo com suas tentações, e o resultado disto é vida e paz.
E quando a pessoa se mover para exercitar o espírito em oração, louvor, pregação ou em qualquer outra forma de se exercitar o espírito, este logo entrará em atividade, pelo hábito formado da comunhão com Deus.
Não haverá resistência da carne porque estará crucificada; nem oposição da alma e da mente, porque estão inclinadas para Cristo e Sua vontade; e assim fazer a obra de Deus, a par de toda a oposição que se possa sofrer, será um prazer.
Por isso uma pessoa somente despertada pela Palavra de Deus, que queira servi-lo, temê-lo, amá-lo, sem ter sido nascida de novo do Espírito Santo, não poderá de modo algum ter no seu viver o fruto do Espírito, conforme descrito em Gálatas 5.