Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Uma Palavra e um Culto Racionais
Pedro chama a Palavra de Deus de leite racional (I Pe 2.2).
Paulo chama o ato de nos apresentarmos como sacrifícios vivos a Deus, de culto racional (Rom 12.1).
Agora, ao falarmos de racionalidade, isto não significa a mera atividade mental, porque temos uma mente que foi corrompida pelo pecado e que necessita de renovação para que possa efetuar verdadeiros e retos juízos em conformidade com a vontade revelada por Deus.
Por isso, ao ter falado sobre racionalidade, Paulo a amarrou à necessidade da transformação pessoal pela renovação da mente, como sendo atos absolutamente essenciais para que possamos conhecer qual seja a vontade de Deus, quanto ao modo pelo qual importa vivermos perante Ele, consoante esta Sua vontade (Rom 12.2).
Paulo mostra portanto, que é necessário transformação pessoal pela renovação da mente, para se cultuar a Deus de modo espiritual e racional.
A renovação da mente não é portanto um fim em si mesmo, mas tem por finalidade esta nossa transformação pessoal segundo um verdadeiro e real conhecimento da pessoa de Jesus Cristo, para que assim como Ele é, sejamos nós também, porque esta é a vontade de Deus para com todos os Seus filhos.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 04/02/2013