Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Interpretação da 1ª Petição da Oração do Pai Nosso – Parte 1
 
“Santificado seja o teu nome”  - Mateus 6.9
 
Tradução e adaptação realizadas pelo Pr Silvio Dutra, do original em inglês, de autoria de Thomas Watson, em domínio público, intitulado A Oração do Senhor.
Esta é a primeira das seis petições que estão contidas na oração do Senhor. 
Com esta petição nós oramos para que o nome do Senhor possa brilhar gloriosamente, e que possa ser honrado e santificado por nós, no curso inteiro de  nossas vidas.
Era a canção dos anjos: “Glória a Deus nas alturas”. quer dizer, que o nome dele seja glorificado e consagrado o mais alto possível.
Esta petição é fixada em primeiro lugar para mostrar que em nossas orações é a honra do nome de Deus que deve vir antes de todas as demais coisas. Quer na bonança, quer na dificuldade, tudo o que Lhe pedirmos deve antes de tudo ter o propósito de que o Seu santo nome seja glorificado. (Quão distante está isto de se pedir coisas a Deus para a própria glória ou interesse pessoal. Daí ser justa a repreensão do Espírito Santo através do apóstolo Tiago aos cristãos que agem de tal maneira: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” -  Tg 4.3).
A Igreja Primitiva estava bem instruída quanto a isto:
“E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.” (At 4.31).
Jesus confirmou que o primeiro e grande mandamento da lei é amar a Deus acima de todas as coisas.
“37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
38 Este é o grande e primeiro mandamento.” (Mt 22.37,38).
Não há pois nenhuma dúvida de que a glória do nome de Deus é infinitamente mais valiosa do que as nossas próprias vidas. Assim podemos dizer em primeiro lugar em todas as nossas orações: “Santificado seja o Teu nome”.   
Isto porque não há nada mais importante na religião do que a própria glória de Deus. Daí se dizer que seja na vida, ou seja na nossa morte, o que importa é que Deus seja glorificado.
Santificamos o nome de Deus pela nossa consagração a Ele, e consagrar significa separar algo de um uso comum e reservá-la para um fim sagrado.  
Santificamos o nome de Deus quando lhe damos elevada honra e reverência. Nós não podemos acrescentar nada à glória essencial de Deus, mas nós devemos honrar e santificar o Seu nome elevando-o acima de tudo o que há no mundo, de modo que isto apareça aos olhos de outros. 
A palavra hebraica para honra significa ter em preciosa estima. E é isto que nós devemos ter em relação ao nome de Deus.
Nós santificamos o nome de Deus quando nós Lhe obedecemos. Como um filho honra a seu pai, senão através da obediência? 
 Davi cantou louvores a Deus e foi conhecido como o mavioso salmista de Israel (II Sm 23.1). 
Louvar o nome do Senhor consagra e divulga o Seu nome, exibindo os méritos da Sua excelência, aos olhos de outros.  
Na oração nós agimos como homens, no louvor nós agimos como anjos. O louvor é a música do céu.
“5 Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas.
6 Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos,” (Sl 149.5,6).
Somente os santos podem louvar a Deus do modo devido, e assim como nem todos têm habilidades para tocar instrumentos musicais, não é qualquer pessoa que pode cantar louvores harmoniosos a Deus, senão somente os santos. 
É em Cristo que os cristãos recebem a veste de louvor para que possam com ela santificar o nome de Deus (Isaías 61.3). Jesus nos veste com louvor e quão linda é esta peça de vestuário do louvor quando é usada por um santo.
O louvor é aceitável a Deus somente naqueles que são retos, como se vê no Salmo 33.1:
“Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos convém o louvor.”.
É especialmente um elevado grau de santificação do nome de Deus quando nós podemos bendizê-lo numa condição aflitiva, tal como Jó: “E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1.21).
Muitos bendizem a  Deus quando Ele dá, mas bendizê-lo quando ele tira, é um elevado grau de honrá-lo e santificar o Seu nome. Santifiquemos e elevemos o nome do Senhor desta maneira. Ele não nos tem dado motivos suficientes para ser louvado? Ele nos deu graça, misericórdia geradas no Seu coração, e Ele pretende coroar a graça com a glória. Isto deveria nos fazer santificar o Seu nome sendo trombetas para o Seu louvor.
Nós também santificamos o nome de Deus quando nós simpatizamos com Ele, e nos entristecemos quando o nome dEle é desonrado. Quando nós sofremos no nosso próprio coração a desonra que Lhe foi dirigida.  Quanto Moisés se afetou com a desonra de Deus! Ele quebrou as tábuas de pedra dos mandamentos (Ex 32.19). Nós nos entristecemos por ver o Dia do Senhor sendo profanado e Sua adoração sendo adulterada, e o vinho da verdade misturado com o erro. Nós nos entristecemos quando a Igreja do Senhor é trazida a uma condição baixa porque o nome dele sofre. Neemias derramou seu coração por causa das misérias de Sião; ao ponto da aparência do seu rosto ter-se modificado  sem que ele pudesse esconder a sua tristeza (Ne 2.2). Tal tristeza santa acontece quando o nome do Senhor é desonrado.  
 
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 05/02/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras