Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Interpretação da 1ª Petição  da Oração do Pai Nosso – Parte 3

“Santificado seja o teu nome”  - Mateus 6.9
 
Tradução e adaptação realizadas pelo Pr Silvio Dutra, do original em inglês, de autoria de Thomas Watson, em domínio público, intitulado A Oração do Senhor.
 
Nós santificamos o nome de Deus quando nós estamos contentes em ver o nosso nome eclipsado, para que o nome dEle possa brilhar ainda mais; e quando nós preferimos a honra do nome de Deus ao próprio lucro mundano e abandonamos tudo para seguir a Cristo, quando isto nos é ordenado por Ele (Mt 19.27). Quando estes dois, Deus e a propriedade, entrarem em competição, nós preferiríamos deixar a propriedade do que perder o amor e o favor de Deus.
Nós santificamos o nome de Deus quando nós preferimos a honra do Seu nome à nossa própria vida.  “Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.” (Rom 8.36). Dá muita glória ao nome do Senhor quando o mundo percebe que os Seus servos estão dispostos a perder todas as coisas, até mesmo a própria vida, se for necessário, para continuarem santificando o Seu nome por sustentarem a Sua verdade.  
Nós santificamos o nome de Deus através de uma conversação santa.  “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (I Pe 2.9).
Vidas profanas desonram o nome de Deus: “Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.”  (Rom 2..24).
Assim é por nossa conversação santa baseada na Bíblia que nós honramos o nome de Deus. Uma vida santa fala mais alto do que todos os hinos e louvores do mundo. Embora o trabalho principal da religião repouse no coração, contudo nossa luz deve brilhar para que outros a vejam e Deus seja glorificado. Quando nossas vidas brilharem, o nome do Senhor brilhará em nós.
(Na aplicação deste assunto, devemos considerar de modo prático que santificar o nome de Deus requer vidas santificadas. E sabemos que não há santificação que não seja operada pelo Espírito Santo mediante aplicação da Palavra de Deus à vida. Por exemplo, quando Jesus falou o que são os cristãos e o que eles devem ser e fazer para Deus e para o próximo, Ele introduziu o seu ensino com as palavras das bem-aventuranças, e ali Ele afirma dentre outras coisas que os cristãos devem ser pobres de espírito e puros de coração, e estas são duas condições importantíssimas para uma verdadeira santificação, sem a qual o nome de Deus não poderá ser santificado por eles.
Um cristão espiritual se esforçará para ser santo e fazer avançar o nome de Deus e se perguntará em tudo o que fizer se o nome de Deus está sendo honrado e exaltado.
“20 Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.
21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.”  (Fp 1.20,21).
Cristãos usam o nome de Deus irreverentemente, e como pode ser santificado o Seu grande nome deste modo?
“Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, O SENHOR TEU DEUS,”  (Dt 28.58). O nome do Senhor é sagrado, e como podem os cristãos viverem sem o devido temor do Seu santo nome?
A repreensão que Moisés dirigiu aos israelitas bem se aplica aos cristãos em geral de hoje que não santificam o nome de Deus, porque quando deveriam brilhar com a santidade do Senhor em suas vidas por obedecerem a Sua palavra, eles são como manchas e não como filhos amados obedientes, por causa da prática deliberada do pecado em que eles vivem.
“4 Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
5 Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é.
6 Recompensais assim ao Senhor, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?”  (Dt 32.4-6).  
 E a estes filhos que vivem deliberadamente no pecado depois de terem sido admoestados e conduzidos pelo Senhor pacientemente, em toda a longanimidade, para que de algum modo pudessem chegar ao arrependimento, mas que no entanto permanecem no endurecimento de seus corações recusando-se obedecer à verdade, o Senhor sujeitará à Sua correção e disciplina.
“19 O que vendo o Senhor, os desprezou, por ter sido provocado à ira contra seus filhos e suas filhas;
20 E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade.”  (Dt 32.19,20).
O Senhor vindicará a honra do Seu nome no mau procedimento dos Seus filhos, sujeitando-os à disciplina da aliança que fez com eles por meio do sangue de Cristo.
Os pecados dos filhos de Deus ferem mais O Seu coração paterno do que os pecados de outros, porque não são filhos.
Por isso os cristãos são exortados a  não desprezarem a correção do Senhor, e a não desmaiarem quando por Ele forem repreendidos (Hb 12.5), porque isto visa ao próprio bem deles, na sua recuperação espiritual, de maneira que sendo sadios na fé, possam santificar o nome de Deus, conforme lhes está designado.
Aqueles que honrarem a Deus serão também por Ele honrados conforme tem prometido, do mesmo modo que Ele despreza àqueles que O desprezam (I Sm 2.30). 
O que nós deveríamos fazer para honrar e santificar o nome de Deus?
Nós devemos adquirir: (1) Um conhecimento correto de Deus. Ter uma visão da Sua excelência; santidade, bondade e amor. Nós devemos honrá-lo como nosso Pai. (2) Também devemos adquirir um amor sincero a Deus; um amor valioso que se encante nEle próprio (João 21.15). Ninguém pode honrar o Mestre sem amá-lo. E este amor se comprovará numa verdadeira obediência aos Seus mandamentos. E quando isto ocorre os Seus mandamentos não são penosos para nós, mas um prazer, e entendemos que o jugo de Jesus é suave e o Seu fardo leve. É estando de fato santificado pela Palavra e pelo Espírito que se pode viver de tal modo. Sem isto, tal amor e prazer no Senhor são impossíveis, porque Deus é espírito e importa ser adorado em espírito e em verdade.
A razão de o nome de Deus não ser mais santificado pelos seus filhos é porque o nome dEle não é muito amado tanto quanto deveria.

 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho Testamento no seguinte link:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Veja tudo sobre as Escrituras do Novo Testamento no seguinte link:
http://livrono.blogspot.com.br/

A Igreja tem testemunhado a redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.
Veja várias mensagens sobre este testemunho nos seguintes links:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.
Veja a apresentação destas condições no seguinte link:
http://aguardandovj.blogspot.com.br/ 
 

 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 05/02/2013
Alterado em 10/07/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras