Três Coisas Para Tomar o Reino dos Céus
Há três coisas essenciais para que se possa viver verdadeiramente com a certeza de se estar tomando o reino dos céus:
1. Resolução da vontade;
2. Vigor de afeições;
3. Intensidade de esforço.
(I) Resolução da vontade.
Qualquer coisa que esteja no caminho que conduz ao céu (ainda que seja um leão), eu a enfrentarei à semelhança de um comandante resoluto que encarrega de uma missão todo o seu grupamento militar.
Não importa o que venha a acontecer, o cristão está decidido a possuir o céu.
Onde houver este tipo de determinação, os perigos serão desprezados, as dificuldades, sobrepujadas, e os temores, menosprezados.
Eu odiarei o pecado em todas as suas formas e não me deixarei vencer ou abater por insucessos ocasionais, porque prontamente confessarei ao Senhor as minhas faltas e as abandonarei.
Esta resolução tem de existir no poder de Cristo.
(II) Vigor de afeições.
Devemos estar conscientes em todo o tempo que a nossa vontade pode facilmente sobrepujar a razão, e a fidelidade ao conhecimento das coisas que convém ser praticadas por nós.
Se não cultivarmos uma verdadeira afeição por Deus e pela Sua vontade e mandamentos, será impossível viver do modo que Lhe é agradável.
Porque se faltar este amor pelo Senhor, mesmo que tenhamos o Espírito Santo, Ele se entristecerá e ficará apagado, e juntamente com ele o nosso espírito insensível e sem afeto pela santidade.
(III) Intensidade de esforço.
Quando nos esforçamos pela salvação, como se esta fosse uma questão de vida ou morte, nos dedicando a atividades práticas relativas a exercícios espirituais, como a oração, a vigilância, a perseverança, a meditação e prática da Palavra de Deus, então podemos estar seguros de estarmos no caminho estreito que conduz ao céu.