Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Como Podemos Ter um Coração Turbado e sem Paz Depois de Ter Obtido uma Vida de Vitória em Cristo?
 
“1 Não se turbe o vosso coração; crede em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”. (João 14.1-3)
 
“27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.
29 Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais.” (João 14.27-29).
 
Irmãos, este texto nos mostra que não devemos ter pensamentos de morte, mas de vida, porque a própria morte física significa vida para o crente.
Jesus disse que iria para a casa do Pai onde há muitas moradas. O terceiro céu é a casa de Deus, tal como a igreja e o corpo do crente são a casa de Deus neste mundo.
Nada mais neste mundo pode ser chamado de casa de Deus. Mas no terceiro céu tudo é a casa de Deus, assim como o templo de Jerusalém era um tipo desta casa celestial. Nele havia não somente o Santo dos Santos e o Lugar Santo, mas também câmaras para os sacerdotes morarem.
De igual modo, há inumeráveis aposentos na habitação celestial de Deus, tal como havia nos palácios dos reis da antigüidade para os seus príncipes e ministros. Deus preparou estes aposentos para serem habitados, e eles têm sido ocupados por todos os crentes que partem deste mundo para a Sua presença.
Podemos dizer quanto à Igreja Primitiva Arca do Senhor, que Jesus preparou esta casa para nós aqui na terra. Estamos felizes nela porque Ele se encontra aqui.
Ele tem derramado o óleo de alegria do Espírito neste lugar que ele nos preparou.
Muitas têm sido as nossas lutas e aflições mas o Senhor nos tem consolado neste lugar através da nossa comunhão no Espírito.
Se você é de Jesus, você tem a vida, porque Jesus, que é a vida, jamais te deixará ou desamparará.  
O ano de 2006 está terminando mas não estamos preocupados com o futuro.
O crente não vive ansioso pelo dia de amanhã porque tem a fé verdadeira que vence o mundo.
O Senhor prometeu que estaria conosco todos os dias de nossas vidas, e que por isso não deveríamos estar ansiosos quanto ao futuro.
 
 OS APÓSTOLOS FICARAM TRISTES  
 
Jesus proferiu estas palavras do nosso texto aos apóstolos porque eles estavam preocupados com o futuro quando Jesus lhes disse que estava chegando a hora dEle partir deste mundo para o Pai.
Eles pensavam que a ausência de Jesus em corpo presente significaria o fim de tudo para eles.
Jesus percebeu a tristeza deles e lhes disse estas palavras do capítulo 14 de João para reanimá-los.
Sua morte na cruz e partida para o Pai não deveria ser um motivo de tristeza, mas de alegria, porque seria por causa disso que o Espírito Santo seria derramado sobre a Igreja no Pentecostes.
E não era somente uma vida de poder no Espírito que eles receberiam neste mundo, como também uma herança eterna nos céus, onde há muitas moradas, e Jesus foi preparar uma morada para cada crente que se converte a Ele.
Mas como eles poderiam enxergar uma vida de vitória e mansões no céu debaixo das perseguições e sofrimentos que eles vinham testemunhando na vida do Senhor?
Como se poderia pensar em vitória quando Ele disse que seria entregue nas mãos dos pecadores para ser pisoteado por eles e para ser morto numa cruz?    
Como poderiam pensar em vitória tendo Jesus dito a eles que os mesmos sofrimentos acompanhariam a vida dos seus discípulos?
Eles penavam: “Ele nos falou de vida eterna, e agora diz que vai morrer. Então nós tivemos uma falsa esperança ao deixarmos tudo para segui-lO.”.
Só que Jesus morreu e ressuscitou e subiu ao céu. E a nossa união com Ele fará conosco o mesmo. A vida eterna se manifesta então sobre tudo o que é morte. Esta é a vitória da cruz. A morte do eu traz uma maior plenitude de vida da nova criatura.  
Como pode você crente, dizer que vive em vitória se há toda esta luta, toda esta aflição, toda esta perseguição do inferno contra a sua vida?
Mas é exatamente aqui que está a vitória da cruz. Estas lutas, perseguições, aflições lhe ensinaram neste ano de 2006 a ver quão poderoso é o braço do Senhor para livrar e abençoar, e o quanto Ele mudou a sua própria vida, fazendo de você uma pessoa mais ousada, com uma fé muito maior do que a que tinha dantes.
Se dantes pequenas lutas te apavoravam, as lutas fizeram com que você tenha agora a mesma coragem e ousadia que haviam em Davi, de maneira que os Golias que têm se levantado contra o Senhor têm sido derrubados pelo poder do  Espírito Santo que opera na sua vida. 
 
Os apóstolos estavam temerosos, mas com que ousadia eles pregaram o evangelho em todas as nações desde que o Espírito Santo os batizou com poder no dia de Pentecostes!
E não tem sido diferente contigo, crente fiel, que tal como eles, não tem se desviado da cruz, mas que a tem carregado com paciência, sabendo que o enfraquecimento do nosso eu traz ao nosso espírito o poder de Deus que vence todas as coisas.   
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 17/02/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras