Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Uma Purificação Pra Valer
 
O texto de I Tes 5.23 cita que a santificação tem por alvo tornar os cristãos irrepreensíveis, não segundo as leis do mundo, mas segundo Deus e as Suas leis.
Porque é levado também em conta nesta irrepreensibilidade até mesmo os pensamentos e as intenções do coração.
E isto é para ser realizado na transformação total do caráter, em mensurações de amor, mansidão, bondade, obediência, fé, fidelidade, longanimidade, humildade, coragem, paz, alegria, benignidade, sabedoria, e todas as virtudes que compõem o caráter do próprio Cristo.
Daí o Senhor Jesus ter ordenado aos cristãos serem perfeitos assim como o Pai é perfeito.
Com isto lhes está exortando a crescerem até a medida do que há na divindade, a buscarem isto com todas as forças e empenho do seu ser, e a terem isto como o principal alvo de suas vidas.
E além desta perfeição moral está incluída a noção de crescimento até a maturidade espiritual, até o ponto de se ter as faculdades exercitadas de tal modo a poder não somente discernir como também a fazer efetivamente toda a vontade de Deus.
 
“12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” (Hb 5.12-14).
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 19/02/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras