Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Rumo à Perfeição Espiritual
 
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” (Hb 12.14).
 
Santificação é uma obra do Espírito de Deus no corpo, alma e espírito dos cristãos, purificando e limpando as naturezas deles da poluição e da impureza do pecado, renovando neles a imagem de Deus, e lhes habilitando assim, a viverem um princípio espiritual e habitual de graça, para poderem obedecer a Deus, segundo o teor e mandamentos da nova aliança, em virtude da vida e morte de Jesus Cristo. 
 
Ou mais resumidamente: santificação é renovação total de nossas naturezas pelo Espírito Santo à imagem de Deus, por Jesus Cristo.  
 
Quando o apóstolo Paulo disse em II Cor 5.17 que aquele que está em Cristo é nova criatura, ele abrangeu nestas palavras tanto a realidade de uma renovação que já foi efetuada neles na regeneração (novo nascimento) quanto a este princípio espiritual de renovação contínua que foi implantado neles e que os impulsiona a fazerem crescer aquela nova natureza recebida em embrião na conversão.
E nisto é absolutamente maravilhoso saber que Deus estabeleceu uma ilustração para servir de paralelo, no que se dá em relação ao nascimento físico, comparado com o espiritual.
Toda pessoa nascida ao mundo foi um dia uma só célula que continha nela todos os princípios necessários para o desenvolvimento de todas as suas partes componentes quer em órgãos, quer em membros.
E de igual modo, quando um cristão é gerado nova criatura em Cristo ele é também como aquela única célula que deverá crescer, chegar a ser embrião, feto, recém-nascido, criança e adulto espiritual.
Daí a santificação ser necessária a todos os cristãos porque ela é a operação deste princípio espiritual em crescimento que os conduzirá à maturidade espiritual em Cristo.   
Por isto Deus não somente nos santifica como também exige que sejamos santificados, porque assim como o propósito da criação natural é que ela se desenvolva e cresça, muito mais é do propósito de Deus nesta nova criação espiritual que ela também se desenvolva rumo ao crescimento total.
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 19/02/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras