Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Aperfeiçoados pelas Aflições
 
“10 Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
11 Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;” (Colossenses 1.10,11).
    
A progressividade da santificação é determinada também pelas experiências diversas que devemos ter neste mundo, pelas circunstâncias que funcionarão como arados que destorroarão o endurecimento dos nossos corações, para que estes se tornem penetráveis pela Palavra e pela vontade de Deus.
As tribulações, os sofrimentos, as humilhações, as próprias enfermidades físicas, as aflições nos relacionamentos em muito contribuirão para o nosso aprendizado de sermos pacientes, misericordiosos, longânimos, perdoadores, mansos, dependentes de Deus, e especialmente para aprendermos a orar e recorrer a Ele, e a Lhe sermos gratos por tudo.
A experiência real de que Deus é conosco nas nossas aflições servirá para se consolar outros que estiverem necessitando desta consolação.
 
“3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;
4 Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.” (II Cor 1.3,4).  
 
É especialmente por este motivo de que o trabalho de santificação será realizado nas tribulações que tenhamos que sofrer, conforme se encontram no controle de Deus, em relação a cada um de Seus filhos, que lhes é ordenada a necessidade de perseverança, porque será através dela que poderão ser aperfeiçoados em santificação, conforme é do Seu eterno propósito.
 
“3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.” (Rom 5.3,4).
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 20/02/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras