Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
 
Os Meios da Graça
 
No processo progressivo da santificação, a diligência, a vigilância, a oração, a meditação na Palavra, dentre outras coisas, devem estar se tornando um hábito, de modo que possamos saber que estamos de fato sendo santificados.
Onde faltar este hábito, o progresso em santificação não poderá estar sendo verdadeiramente efetivo, porque ela sempre haverá de conduzir em seus resultados a esta condição habitual de pensarmos e agirmos em conformidade com estes padrões divinos de comportamento, que serão corroborados, fortalecidos, no homem interior, a saber, no nosso espírito.
 Estes hábitos espirituais de fé e de amor, crescem e progridem através do seu exercício.
Assim como não se pode aprender a tocar música a não ser pela repetição da aprendizagem até a formação do hábito de tocar, e este exercício deve continuar para a manutenção e o aperfeiçoamento musical, de igual modo a santificação não pode ser operada devidamente sem esta repetição em contínuos exercícios dos deveres ordenados a nós na Palavra de Deus.
Eles devem ser aprendidos e exercitados continuamente, se desejamos de fato ser santificados pelo Espírito.   
E por meio de qual instrumentalidade o Espírito Santo nos impulsionará à formação destes hábitos em obediência à Palavra de Deus?
Isto será feito principalmente pela oração e pela prática da Palavra.
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 21/02/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras