Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Criando Novos Canais Para o Fluir da Graça
Assim, enquanto estamos persuadidos e sabemos que a graça é superabundante e manterá o trabalho de santificação apesar da nossa fraqueza, incapacidade e eventuais pecados, devemos continuar abrigando permanentemente fortes pensamentos contra o pecado e a necessidade de um imediato arrependimento toda vez que viermos a pecar.
Porque não desconhecemos que através das agressões violentas que a alma sofre através das tentações, tribulações e até mesmo por determinados pecados, é comum que ela fique quebrantada, desestruturada, mas suas convicções arraigadas podem ser confrontadas pela Palavra de Deus e ceder a ela para a sua reconstrução.
Então através de sucessivos golpes de dinamitação espiritual da alma, Deus a vai remodelando segundo a Sua Palavra.
As resistências da alma são rompidas por estes duros golpes que lhes são desferidos, e em meio a isto, a santificação executa o trabalho que lhe foi designado por Deus.
A face da terra é também reorganizada pelas tempestades e incêndios florestais.
E até mesmo as árvores são beneficiadas pelos ventos para se firmarem e frutificarem, porque o vento ajuda à polinização de suas flores.
Então as tribulações não têm o propósito de destruir a fé dos cristãos, senão de fortificá-la.
E é em face disto que Tiago diz que devemos ter grande alegria por passar por várias provações, e Paulo diz que devemos nos gloriar nas próprias tribulações, em razão do trabalho benéfico para o nosso crescimento em santificação que resulta delas.
Assim, através das provações Deus pode abrir novos canais para que a graça continue fluindo na alma, de maneira que aqueles canais que haviam secado ou sido obstruídos pelo pecado, possam ser substituídos por estes novos canais que alimentarão a alma com a água viva que lhe proverá o crescimento espiritual necessário.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 25/02/2013