Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
A Atitude que nos Convém
Na purificação de nossos pecados o Espírito Santo é o agente operante, e o sangue de Cristo a base meritória sobre a qual este trabalho do Espírito pode ser realizado.
Esta purificação tem um propósito muito mais profundo do que simplesmente dar paz à nossa consciência, pois o trabalho do Espírito Santo em purificação do pecado visa principalmente à restauração da nossa imagem e semelhança com Deus em santidade (Tito 3.5).
E sob este ensino bíblico verdadeiro nós entendemos melhor a necessidade na obra de santificação de ser criado um hábito em nós de repugnância a toda forma de pecado que se ache em nós ou em outras pessoas, especialmente nos cristãos, porque é o pecado quem faz com que não estejamos conformados à natureza de Deus.
Aqueles que aprenderem a caminhar diariamente com Deus conhecerão esta aversão pelo pecado, assim como ela se encontra na pessoa de Deus.
Eles se entristecerão juntamente com o Espírito, pelo menor pecado que se manifeste neles ou em outros.
Eles odiarão o pecado e conhecerão o quanto necessitam da misericórdia de Deus. O quanto são dependentes da Sua graça e longanimidade. E estarão dispostos a arrancar o próprio olho se este lhes escandalizar. (Mt 5.28-30)
Todavia, esta repugnância pela pecado não significa uma vitória completa e definitiva sobre ele, enquanto estivermos neste mundo, porque é certo que todos tropeçamos em muitas coisas conforme dizer do apóstolo Tiago (Tg 3.2).
Mas o Senhor considerará esta atitude de se posicionar contra o pecado, para repudiá-lo, como vitória sobre o mesmo, e nos abençoará, enquanto nos fortificando cada vez mais pela graça, para que tenhamos vitórias reais e sucessivas sobre este terrível inimigo cujo salário é a morte.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 27/02/2013