Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
 
 

A Expiação Possibilita a Ação do Espírito

 
O Espírito Santo nos purifica e limpa fortalecendo as nossas almas pela Sua graça, para não somente nos limpar dos nossos pecados atuais (transgressões diárias), como também para nos capacitar e inspirar à execução dos nossos hábitos de santidade.  
Devemos sempre lembrar que é pelos pecados atuais que a nossa poluição natural se torna habitual e aumentada.
E será sempre pelo sangue de Cristo que esta poluição do pecado poderá ser destruída, pelo trabalho de purificação efetuado pelo Espírito Santo.
Sem a expiação feita por Cristo não poderia haver qualquer trabalho transformador do Espírito Santo em nós.
Não é propriamente o sangue de Cristo que o Espírito Santo aplica, mas ele opera em nós e somente pode operar em nós nos purificando, porque este sangue foi derramado em nosso favor, pois caso contrário, em vez de um trabalho de purificação a única coisa que poderíamos esperar seria a nossa condenação eterna no inferno.
É o sangue que faz expiação em virtude da vida (Levítico 17.11) e sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hebreus 9.22) – estes textos se referem ao sangue de Jesus – o primeiro de Levítico refere-se profeticamente ao sangue que seria derramado e que faria expiação, e o segundo  é a afirmação da obra já realizada por Jesus na cruz.
Não se pode então fazer um estudo ou pregação sobre santificação que não leve em consideração esta obra expiatória do sangue de Cristo, pelo convencimento e gratidão do trabalho meritório que ele realizou por nós e sem o qual não poderíamos ser restaurados à imagem e semelhança com Deus de modo algum.
E é o Espírito Santo de Deus que conduz os cristãos em toda a verdade, e lhes capacita a orar de acordo com a mente e a vontade de Deus, e que lhes guia na experiência da fé, orando por aquelas coisas profundas e misteriosas que eles não podem compreender sem a referida revelação do Espírito Santo.
Somente Ele pode fazer este trabalho porque somente Ele conhece a condição real do coração, e que não raro é desconhecida ao próprio cristão. Mas Aquele que examina o coração e tudo conhece pode executar, pelo Seu poder, perfeitamente, o trabalho da nossa purificação.
 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 27/02/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras