Buscar o Bem Para Receber o Perdão
“16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
18 Vinde então, e argui-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” (Isaías 1.16-18).
Se Deus é tão enfático contra os nossos pecados, nós deveríamos então nos envergonharmos deles.
Nós deveríamos imitar o publicano da parábola toda vez que nos aproximássemos do Senhor e contemplássemos algum caminho mau no nosso coração.
Nós deveríamos nos envergonhar de sequer tentar contemplar os céus, quanto mais contemplarmos a face santíssima do Senhor.
É exatamente esta tristeza pelo pecado que nos trará a bênção da purificação do Espírito Santo.
Nós seremos purificados de toda injustiça e seremos justificados por Deus, porque Ele continuará nos imputando a justiça do próprio Cristo, e infundirá em nós um senso e capacitação à prática da justiça, pelo poder operante do Espírito Santo.
Nós deveríamos fazer este auto-exame, e fazer disto um hábito toda vez que nos aproximarmos de Deus, quer na oração em nossos lares, quer nos cultos de adoração ou oração públicos.
Nisto consistiria a preparação para que pudéssemos nos achegar ao Santo dos Santos, assim como os sacerdotes tinham que se preparar antes no tabernáculo, lavando-se e evitando tudo aquilo que poderia contaminá-los cerimonial ou moralmente, segundo era exigido pela Lei.
Não estamos mais debaixo da lei cerimonial do Velho Testamento, mas continuamos debaixo do mesmo princípio da preparação pela purificação da consciência e do coração antes de nos achegarmos à presença de Deus.
Embora a única fonte para limpar o pecado esteja perto de nós, contudo nós não podemos ver isto se o Espírito Santo não abrir o nossos olhos, como ele fez com os olhos de Hagar; é Ele quem mostra a fonte a nós e nos conduz até ela para sermos purificados.