Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Qual é a Regra da Obediência do Cristão?
 
Santificação não é propriamente boa educação religiosa, ter bons modos, bom temperamento ou o que for possível de ser produzido pelo próprio homem sem o concurso da graça de Deus.
A santificação depende totalmente da ação de poder do Espírito Santo, a partir da nossa regeneração (novo nascimento), e sua preservação e aumento dependem também da mesma ação do Espírito Santo.    
É por este meio que a árvore é feita boa, e o seu fruto consequentemente será bom.
Hábitos adquiridos por uma multidão de atos, seja em coisas morais ou artificiais, não configuram uma nova natureza, nem pode ser chamado assim.
Mas a nova natureza é de Deus, seu pai, e é aquilo que nasce de Deus em nós, e que recebemos do alto, porque não se encontra neste mundo.     
O assunto da nossa santidade consiste em nossa obediência a Deus, segundo a instrução e direção do Espírito Santo, em conformidade com o teor da aliança da graça, porque Deus prometeu escrever a Sua lei em nossos corações, para que nós possamos temê-lo e guardar os Seus mandamentos.
A regra da nossa obediência a Deus é aquilo que Ele nos tem revelado na Sua Palavra, e não as nossas próprias imaginações, ou razão, sentimentos, inclinações ou qualquer outra coisa (Col 2.18-23). 
Consequentemente nos é estritamente requerido não acrescentar e nem diminuir qualquer coisa da Palavra (Dt 4.2, 12.32; Js 1.7; Pv 30.6; Apo 22.18,19).
A lei que Deus, pela Sua graça, escreve em nossos corações é a lei que está revelada na Sua Palavra; e é este o único princípio,  a única regra, de nossa obediência evangélica.
E para este fim Deus prometeu que o Espírito Santo e a Palavra sempre  acompanharão um ao outro, para o nosso crescimento espiritual e para guiar as nossas vidas.
“Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o Senhor: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o Senhor, desde agora e para todo o sempre.” (Isaías 59.21).
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 02/03/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras