Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
 

Uma Bendita Corrente no Evangelho

Por Charles Haddon Spurgeon

Traduzido e adaptado do texto em espanhol, em domínio público na Internet, pelo Pr Silvio Dutra.

 “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” (Jo 14.23).
 
Jesus disse: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra.”, Bem, quando guardas a palavra de Cristo (quando o Espírito de Deus te está fazendo obediente a Jesus e semelhante a Jesus) estás andando pelo caminho pelo qual o teu Pai Celestial quer que caminhes, e portanto Ele te ama.
Deixem-me fazer uma clara distinção aqui. Não estou falando agora sobre o amor geral que Deus tem por toda a humanidade, esse amor de benevolência e de beneficência que é demonstrado até para com os ingratos e os ímpios. Nem tampouco estou falando neste momento, do que se refere ao amor essencial de Deus para com seus próprios eleitos aos quais Ele ama, independentemente de seu caráter, mas por causa da própria eleição soberana deles desde a eternidade. Senão que estou falando desse amor de complacência que Deus, como um Pai, tem para com seus próprios filhos. Vocês sabem que frequentemente dizem a seu filho: “Se fazes isto ou aquilo, teu pai te amará.”, contudo, vocês sabem que um pai amará seu filho por ser seu filho, e sempre o fará apesar de que seu caráter não seja sempre como seu pai o deseja. Porém que amor tão grande é o que sente um pai por um bom filho, responsável, obediente. É um amor acerca do qual lhe fala continuamente, é um amor que manifesta por meio de muitas palavras doces e amáveis, um amor que demonstra por meio de muitas ações, e que de outra maneira não teria outorgado tantos favores e que não teria podido outorgar sem correr riscos, de haver sido seu filho um desobediente ou um perverso. Nunca esqueças que o Pai Celestial aplica uma disciplina sábia em sua casa. Tem varas de castigo para seus filhos que não o obedecem, e tem sorrisos para seus filhos que guardam seus mandamentos. Se caminhamos em sentido contrário a Ele, nos tem dito que Ele caminhará em sentido contrário ao nosso, porém se nossos caminhos lhe agradam, há muitos favores escolhidos que Ele nos concede. Este ensino não sugere serviço legal, pois não estamos debaixo da lei, e sim da graça, porém esta é a lei da casa de Deus sob o regime da graça, por exemplo, se um homem guarda os mandamentos do Senhor, terá poder com Deus na oração, porém quando um homem vive habitualmente em pecado, ou ainda ocasionalmente cai em pecado, não pode orar de forma que prevaleça, não pode ganhar o ouvido de Deus como o fazia antes. Sabes de sobra que se tens ofendido ao Senhor de qualquer maneira, não podes gozar do evangelho da maneira que o fazias antes de que pecasses. A Bíblia, em vez de sorrir-te parece mais ameaçar-te, em cada texto e cada linha, parece que se levanta, como em letras saídas de uma fogueira, e abre caminhos de fogo até tua consciência. 
Todas as coisas (incluindo suas provações) serão abençoadas para o homem que caminha retamente com Deus, e a maneira de fazer isso é amar a Cristo, e guardar sua palavra. De tal homem disse Jesus: “Meu Pai o amará.”.
Veja a corrente que liga cada citação no nosso texto: “Se alguém me ama”, e aí vem a primeira corrente que se liga a este fato: “guardará minha palavra”, e aí vem outra corrente: “e meu Pai o amará”, mas não pára aí, e há outra corrente: “e viremos a ele e nele faremos morada”. Isto significa distância suprimida. Já não há mais uma brecha entre a alma de um homem assim e seu Deus.
Quando Jesus diz que fará morada no cristão que o tem amado guardando sua palavra, isto significa que viveremos juntos na mesma casa. Neste caso, quer dizer que o Senhor fará que seu povo seja seu templo no qual Ele habitará continuamente. Paulo diz claramente que o corpo do cristão é o templo do Espírito Santo.    
Que conhecimento mútuo está implicado aqui? Queres conhecer uma pessoa? Deves viver com essa pessoa; não conheces realmente a ninguém, independentemente do que penses que o conheças, até que hajas convivido com essa pessoa. Porém, se o Pai e o Filho vêm e fazem sua morada conosco, os conheceremos, conhecer ao Pai e ao Filho. Esta não é a porção de mentes carnais, nem tampouco é a porção dos cristãos que professam porém que não têm cumprido com as condições impostas por nosso Senhor, porém é para quem ama a Cristo, e guarda sua palavra, para quem vive conscientemente no gozo da complacência do Pai, e que tem comunhão com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo. A estes indivíduos privilegiados, Deus se revela em sua personalidade trinitária, e a eles lhes dará a conhecer tudo o que está em Seu pacto de amor e misericórdia.     
O que eu tenho apresentado a Ele tem sido do Seu agrado? Deve ser, pois do contrário não habitaria em minha casa. E quando o Pai e o Filho vêm para habitar na alma do cristão, então tudo o que faz é aceito, se ele mesmo é aceito, seus pensamentos e suas palavras, suas orações e seus louvores, suas ofertas e seus trabalhos para Cristo serão aceitos tanto pelo Pai como pelo Filho. 
Todos os cristãos têm a habitação do Espírito Santo, mas nem todos têm permanentemente comunhão com Ele, com o Pai e com o Filho. Esta é para aqueles que guardam a palavra de Cristo. Espero que não pensem que quando Deus o Pai e Deus o Filho fazem sua morada com um homem, esse homem continuará sendo o mesmo que era quando vieram a ele. Não, meus irmãos, o Senhor paga com generosidade por sua habitação, onde Ele habita, converte tudo o que toca em ouro. Quando vem ao coração de um homem, pode estar muito obscuro, porém Ele o inunda com a luz do céu. Pode ter estado frio antes, porém Ele o esquenta com a chama de seu amor todo-poderoso.
Quão doces e maravilhosos são os momentos em que sentimos a presença do Senhor, o Seu governo sobre nossa vida e sobre tudo o que nos cerca. Estou seguro que temos um baixo conceito das possibilidades da comunhão cristã, e do gozo cristão, e da vida cristã. Aspira ao mais alto grau concebível de santidade, e ainda não serás perfeito, nunca te desculpes por não sê-lo. Sempre aspira a algo mais alto e mais alto ainda do que já tenhas realizado, pede ao Senhor que venha e habite contigo para sempre. Serão cristãos muito felizes se alcançam este privilégio, e se mantêm nessa condição, e seremos uma igreja muito abençoada se a maioria de nós alcançar isso. Eu quero ir atrás dessa bênção, com a ajuda da graça de Deus. Não queres vir meu irmão e minha irmã? Acaso pode estar algum de vocês vivendo contente com uma vida inferior à que é possível para vocês? Espero que não se contentem com isso, senão espero que vocês darão todos estes passos que lhes tenho mencionado, e pedirão a Deus em oração que lhes ajude a superá-los. “Senhor ajuda-me a amar a Jesus. Que minha alma seja um incêndio de amor a Ele. Senhor, faz-me capaz de guardar todas as tuas palavras. E depois Senhor olha para mim com misericórdia. Faz-me de tal maneira que Tu possas deleitar-te em mim. Faça-me semelhante a Teu Filho, e depois vem Senhor e faz morada comigo para sempre. Amém.”. Uma oração assim, apresentada verdadeiramente, será respondida, e o Senhor receberá a glória por isso.
 
 
 
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 04/03/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras