Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Ser Cristão Não é o que se Costuma Imaginar
Parte 3
A conversão visa a encher o céu de pessoas perfeitamente santas. Ainda que isto não seja visto enquanto elas viverem aqui na terra.
Então, o que podemos concluir disso tudo, é que nunca se verá um mundo perfeito, com pessoas perfeitas, até que Cristo volte, e complete o trabalho de restauração que lhe foi designado pelo Pai.
A sociedade como um todo, sempre será imperfeita, porque, mesmo os cristãos estão sujeitos a errar.
Não se verá aqui, pessoas que sejam perfeitamente, gentis, justas, cordiais, longânimas, misericordiosas, benignas, bondosas e amorosas.
Ao contrário, muito se viu e sempre se verá mais ainda, à medida que a iniquidade se multiplica, as pessoas que são descritas em II Timóteo 3.1-5, e ali, o apóstolo, não exclui os próprios cristãos de exibirem em alguma medida o referido tipo de comportamento.
“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,
pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,
desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,
traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,
tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.” (II Tim 3.1-5)
Tudo isto nos remete à necessidade de sermos pacientes, perseverantes, tanto em relação a nós mesmos, quanto em relação às demais pessoas, porque vivemos num mundo onde o pecado abunda.
Ainda que ele não reine mais de modo absoluto na vida dos que converteram realmente, todavia haverá ainda resquícios operando na vida de todos os cristãos, dos quais devem aprender a se despojar, pelo poder do Espírito Santo.
Esta realidade terrível da ação do pecado, e de todo o mal que opera no mundo, inclusive por parte de demônios, deve nos estimular a incrementar nossa vigilância e oração, e também o amor e as boas obras.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 12/03/2013