Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Para o propósito de se prevenir do grande mal do mistério da iniquidade, que pelos séculos vem assolando a Igreja e que tem se intensificado nos nossos dias, o apóstolo nos mostra o antídoto no terceiro capítulo de 2 Tessalonicenses.
Primeiro de tudo orando para que a Palavra do Senhor, isto é a palavra da verdade do evangelho, seja propagada e glorificada, tal como Paulo havia pedido aos tessalonicenses para que orassem por ele para tal propósito (v. 1).
O erro e a mentira são vencidos com a verdade.
Também orando para que sejamos livres da ação dos homens que são perversos e maus, sabendo que a fé não é de todos, isto é, há pessoas que sempre estarão neste mundo a serviço do mistério da iniquidade, e devemos não somente nos acautelar deles, como também pedir a Deus que nos livre da ação deles, que possa neutralizar o nosso testemunho, ou nos conduzir ao engano (v. 2).
Nós devemos orar para que as oposições à pregação do evangelho sejam removidas, e ele tenha livre curso aos ouvidos e às consciências e aos corações das pessoas.
Deus é poderoso para nos confirmar na fé e nos guardar do maligno, assim como estava confirmando e guardando os tessalonicenses (v. 3).
É sabendo isto e confiando nisto que devemos nos entregar à prática da oração incessante em favor dos santos.
Além da oração, nos preveniremos do mal que se multiplica ao nosso redor no mundo à medida que o tempo avança, obedecendo as ordenanças que encontramos na Palavra de Deus, especialmente aquelas que nos foram passadas pelos apóstolos de Cristo (v. 4).
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 13/03/2013