NECESSIDADE DA PALAVRA – Parte 1
"Fazei discípulos de todas as nações...ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado." (Mt 28.19,20).
Temos aqui uma ordem expressa de Jesus aos apóstolos para pregarem e ensinarem o evangelho com vistas ao discipulado.
Vemos o apóstolo Paulo recomendando a Timóteo a necessidade do ensino da Palavra com vistas à salvação de almas e edificação da igreja na verdade, como nos textos destacados abaixo?
"Ordena e ensina estas cousas." (I Tim 4.11).
"Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino." (I Tim 4.13).
"Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino." (I Tim 5.17).
"E o que de minha parte ouviste, através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros." (II Tim 2.2).
"Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós."(II Tim 1.13,14).
"Tu porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste. E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." (II Tim 4.14-17).
"apegado à palavra fiel que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder, assim para exortar pelo reto ensino como para convencer os que contradizem." (Tito 1.9).
Há muitas outras passagens bíblicas que afirmam expressamente a necessidade da pregação e do ensino da Palavra:
A fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo (Rom 10.17); o que pratica a Palavra edifica a sua casa espiritual sobre a rocha; a santificação é mediante a Palavra (Jo 17.17), e também a verdadeira adoração (Jo 4.24).