Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
 A Alegria da Certeza da Segurança da Salvação

I Pe 1.5 afirma que nós somos guardados pelo poder de Deus.
Isto aponta para a verdade de que a nossa salvação é para sempre.
A alegria e o conforto dos cristãos depende realmente do senso de segurança da salvação.
Em Romanos 5 Paulo afirma que a nossa salvação, a nossa justificação pela fé é segura... no poder de Deus.
Em Ef 1.13,14 lemos: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.”.
Paulo diz ainda que orava para que lhes fosse concedido espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento de Jesus Cristo, para saberem qual é a esperança do chamamento do cristão, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos,” (Ef 1.17,18).
Em outras palavras, ele está dizendo: “para provar que você que foi salvo pelo evangelho já conquistou uma herança que há de se manifestar no porvir, Deus lhe concedeu o Espírito Santo como um selo que está estampado em você que o identifica como propriedade permanente de Deus (v. 14), como garantia da riqueza da glória da herança que lhe será concedida no céu, e pelo que eu estou orando para que Deus lhe revele a certeza dessa esperança, e lhe dê entendimento disto.”.
Deus quer que os seus servos tenham certeza da segurança da sua salvação, conforme está revelado na sua Palavra.
É preciso compreender o que temos tido em Cristo.
Paulo estava dizendo aos efésios: “agora que vocês foram salvos, eu estou orando para que vocês possam compreender que sua salvação é para sempre, e que vocês têm uma esperança e uma herança que será revelada na glória por vir.”
Em Fp 1.6 lemos: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus.”. Paulo havia aprendido o seu evangelho, que é o único evangelho, diretamente de Jesus. Este ensino expresso em suas palavras ele aprendeu certamente por revelação que lhe fora feita pelo Senhor, quanto ao caráter do evangelho da salvação. Aquele que foi salvo será impulsionado pelo próprio Deus para perseverar rumo à maturidade espiritual, à estatura de varão perfeito, pois este é o objetivo da salvação, conforme planejado e revelado por Deus na Palavra, sermos semelhantes a Cristo.
É nisto que Ele trabalhará em todo o tempo para ver formado em nós.
É na direção do cumprimento deste Seu Supremo propósito que todas as coisas estão cooperando  juntamente para o bem daqueles que o amam.
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 17/03/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras