Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
A Chave do Contentamento Real
Um cristão pode ter uma vida confortável, até mesmo um céu na terra, através da satisfação cristã.
Jesus disse que o conforto da vida não consiste na quantidade de bens que a pessoa possui (Lc 12.15), mas em estar contente com o que se tem, de acordo com a provisão de Deus para cada pessoa.
A satisfação reside no coração do homem, e assim o modo de se estar confortável não consiste em ter os nossos celeiros cheios, mas nossas mentes aquietadas.
O descontentamento é um mau humor que seca os cérebros e desperdiça os espíritos, corrói e lança fora o conforto da vida.
O descontentamento não permite que um homem desfrute o que ele possui.
Uma só gota de vinagre azedará a taça de vinho inteira.
Deixe um homem buscar confortos mundanos, e uma só gota disso amargará e envenenará todo o seu contentamento.
O conforto depende da satisfação.
O contentamento é necessário para manter a vida confortável, como o óleo é necessário para que o pavio queime continuamente.
Nós queremos ter conforto em nossa vida?
Devemos então lembrar que é a mesma água que pode levar um navio à pique, que faz com que ele flutue.
Assim, não é a aflição externa que pode tornar triste a vida de um cristão, porque uma mente contente velejaria sobre estas águas.
Todavia, quando há uma brecha no contentamento, a dificuldade entra no coração tal como a água que inunda o navio, e então o coração será afundado pela ansiedade tal como o navio pela água.
Faça então como os marinheiros: bombeie a água para fora e conserte o vazamento espiritual na alma, e nenhuma dificuldade poderá lhe ferir.
Por Thomas Watson (adaptado)
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 18/03/2013