Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Como Não Ser Enganado
Quando o cristão aceita as falsificações de Satanás, em sua ignorância, ele pensa e crê que está obedecendo às condições divinas para subir a uma vida espiritual mais elevada; e considerando que na verdade ele está obedecendo condições satânicas na sua vida, em vez de subir, ele desce num abismo de engano e sofrimento.
Satanás usa ciladas contra os cristãos porque ele sabe que nunca obterá o consentimento voluntário de um cristão para a entrada e controle de espíritos malignos.
Então ele sabe que somente pode esperar ter este consentimento através de engano fingindo ser o próprio Deus ou um dos seus mensageiros.
Ele sabe também que um cristão está determinado a obedecer a Deus a todo custo e deseja o conhecimento de Deus acima de qualquer outro na terra.
Então não há nenhum outro modo de enganar senão o tentar obter a cooperação do cristão através de enganos.
É sumamente essencial um grande preparo nas Escrituras, especialmente dos líderes da Igreja, de maneira que firmados na Palavra possam resistir às tentações e enganos de Satanás tal como Jesus o venceu no deserto usando simplesmente a Palavra de Deus.
Nenhum cristão que esteja faltoso neste conhecimento da Palavra deveria se aventurar numa experiência sobrenatural profunda com as realidades espirituais para não ficar à mercê do engano do diabo.
Não admira portanto o quanto Jesus se esforçou para primeiro purificar os discípulos pela Palavra para que fossem somente depois, batizados com poder pelo Espírito Santo, de maneira a não ficarem expostos a uma falsificação do diabo.
O cristão não deve imaginar como deve ser o mundo sobrenatural e nem tentar “sentir” o que seja este mundo espiritual em conformidade com aquilo que tenha montado em sua mente por sua imaginação ou por influência de outros, mas deve crer no que está contido na Palavra de Deus em relação a tais realidades espirituais, de maneira que saiba discernir entre aquilo que procede verdadeiramente de Deus e aquilo que é falso, produzido pelo diabo, pela mente, pela alma ou espírito humanos.
As falsificações do diabo chegarão a um tal ponto que muitos afirmarão ser o próprio Cristo, e falsos profetas e mestres farão sinais e maravilhas por toda a parte em Seu nome.
Daí ser ordenado na Bíblia aos cristãos que sejam cheios do Espírito Santo e que façam a obra de Deus debaixo do poder do Espírito.
A ordenança bíblica é que nos sujeitemos a Deus e que resistamos pela fé ao diabo, e assim ele fugirá de nós.
Esta é a única forma de nos guardarmos das suas operações enganosas.
E não seria lícito ou aprovado por Deus que temêssemos nos aproximar em espírito do Santo dos Santos para adorá-Lo, para não ficarmos expostos a qualquer aproximação do Inimigo.
Ele sempre tentará fazer isto quando achar oportuno, tal como fez nos dias de Jó quando se aproximou do céu quando os filhos de Deus foram ter com Ele.
O diabo anda em derredor buscando a quem possa tragar.
Esta é a verdade bíblica do que temos que experimentar neste mundo.
Não adianta portanto tentar fugir desta realidade, senão enfrentá-la revestidos com toda a armadura de Deus, e depois de tudo vencermos, permanecermos firmes e inabaláveis.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 19/03/2013