Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Enquanto os israelitas confiavam em si mesmos e sofriam uma dura opressão dos cananeus, uma mulher chamada Débora colocava toda a sua confiança no Deus de Israel e recebeu bênçãos da parte dEle não apenas para si mesma mas para todo o povo de Israel porque foi o instrumento usado pelo Senhor para trazer libertação a eles.
O seu nome Débora significa, no hebraico, abelha, e o caráter dela fazia jus ao seu nome, porque ela produziu doçura para os seus amigos, e foi um ferrão doloroso para os seus inimigos.
Ela tinha intimidade com Deus e era usada como Sua boca por ser uma profetiza, e era dotada do dom de conhecimento e de sabedoria, de modo que atingiu um reconhecimento admirável por parte dos israelitas que vinham serem julgados por ela, não meramente em questões de demandas pessoais contra o próximo, mas para saberem o caminho e a vontade do Senhor para suas vidas.
E ela os concitava a retornarem ao Senhor e abandonar a sua idolatria, que estava sendo a causa da dura opressão que toda a nação estava recebendo da parte dos cananeus por causa da sua desobediência a Deus.
É dito que ela os julgava no lugar onde havia  uma palmeira, que ficou sendo conhecida como a palmeira de Débora, e disto se dá testemunho na Palavra porque a palmeira era símbolo da justiça.
Os julgamentos de Débora deviam reformar a muitos e encorajar os magistrados de Israel a colocarem em uso as leis que foram dadas por Deus através de Moisés.   
Por ser uma mulher, ela não estava em condições de comandar um exército pessoalmente, e por isso nomeou Baraque, da tribo de Naftali, seguindo a direção e instrução do Espírito Santo, porque através da grande fé de Débora, Baraque seria encorajado a confiar que de fato seria possível, sob a provisão de Deus, vencer os novecentos carros de ferro dos cananeus.
Deus havia associado então para aquela empresa a cabeça de Débora às mãos de Baraque, de forma que ela não poderia fazer nada sem as mãos de Baraque, e este nada poderia fazer sem a cabeça de Débora. 
Isto é ilustrativo da cooperação que deve haver entre os membros do corpo de Cristo, no qual o maior e melhor nunca é auto-suficiente, pois Deus fez com que os membros do corpo necessitem um do outro, para o trabalho que devem realizar para Ele. 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 20/03/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras