Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
 
Como se Deve Seguir a Cristo

 
“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mat 16:24)
 
Estas palavras de nosso Senhor Jesus Cristo devem ser merecedoras de uma profunda e sincera meditação e  reflexão, para que possamos penetrar no real sentido interior das mesmas.
Ele não disse: “A quem eu obrigar a tomar a sua cruz...”, mas que deveremos fazer isto de modo voluntário, até mesmo porque não há como se tomar a cruz, expressão que significa a renúncia ao nosso ego, de uma outra maneira.
Assim toda verdadeira renúncia ao ego é aquela que é feita de modo sincero e voluntário. 
E mais do renúncia temos em foco uma morte do ego, porque a cruz é um instrumento de morte.
Para que não houvesse qualquer dúvida quanto a isto, nosso Senhor reforçou o seu ensino quanto ao que é exigido para o nosso discipulado, dizendo anteriormente que devemos negar a nós mesmos, porque aquele que tiver realmente dEle aprendido, trocará o seu modo carnal de vida, pela vida divina do Senhor, de maneira que prevalecerá no nosso procedimento, a Sua, e não a nossa vontade.
E finalmente, para que não se formasse uma ideia de obediência passiva, de simples ato de negação de vontade, Jesus disse que depois desta etapa, deveríamos segui-lO, ou seja, tê-lo como nosso modelo de vida. Seguir os Seus passos, pensando e agindo tal como Ele.
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 21/03/2013
Alterado em 21/03/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras