Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Ser e Existir

 
A matéria inorgânica existe, mas pode-se dizer que ela vive?
Então, devemos apreciar de modo adequado o significado bíblico da palavra vida, quando se refere a Deus e ao homem.
O que está em foco não é a mera existência.
Lembremos dos seres inanimados.
E mesmo na consideração dos demais seres vivos, não dotados do espírito, a Bíblia nunca lhes atribui a qualidade da vida eterna, inerente à pessoa de Deus, que pode ser comunicada apenas a quem é humano.
A raiz da palavra bíblica hebraica “vida” é a mesma empregada na palavra designativa do nome de Deus, relativo à sua natureza e essência, que pode ser traduzida como “Ser”, não no sentido de mera existência, mas da condição existente em todos aqueles (Deus, homens e os anjos) nos quais habitam todas as virtudes que se encontram no caráter de Cristo.
O oposto de vida que é a morte, significa então a ausência da coparticipação na natureza divina, a qual é comunicada pela habitação do Espírito Santo naqueles que a possuem.
Daí se dizer que:
 
João 3:36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.
 
João 6:47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.
 
João 6:63 O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.
 
João 20:31 Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
 
1João 5:11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.
 
1João 5:12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.     
 
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 25/03/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras